últimas notícias
Entrada do consulado norte-americano em Chengdu
Entrada do consulado norte-americano em Chengdu
Foto: Reprodução/TV Globo

EUA têm 72 horas para fechar consulado em Chengdu

Esta é uma reação à exigência feita por Washington nesta semana, quando ordenou o fechamento do consulado chinês em Houston

Nesta sexta-feira (24), a China determinou o fechamento do consolado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu. Esta é uma reação à exigência feita por Washington nesta semana, quando ordenou o fechamento do consulado chinês em Houston.

Quando foram surpreendidos com o aviso de 72 horas (encerrado nesta sexta-feira), as autoridades chinesas informaram que retaliaram.

"A medida dos EUA violou seriamente a lei internacional, as normas básicas das relações internacionais e os termos da Convenção Consular China-EUA. Ela prejudicou gravemente as relações China-EUA", afirmou a chancelaria chinesa em comunicado.

Leia mais:

"O Ministério das Relações Exteriores da China informou à embaixada dos EUA na China de sua decisão de retirar seu consentimento para o estabelecimento e a operação do Consulado-Geral em Chengdu", completou a organização.

Segundo o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, alguns funcionários do consulado de Chengdu estão "realizando atividades que não se alinham com suas identidades", mas não deu detalhes.

O consulado tem 72 horas para fechar, ou até as 10h de segunda-feira (27), de acordo com o editor do jornal “Global Times” em uma rede social.

Até o momento, a embaixada dos Estados Unidos em Pequim e o Departamento de Estado norte-americano não se posicionaram.

Comentários

Tops da Gazeta