Entre em nosso grupo
2
Esta é uma reação à exigência feita por Washington nesta semana, quando ordenou o fechamento do consulado chinês em Houston
24/07/2020 às 14:13
Continua depois da publicidade
Entrada do consulado norte-americano em Chengdu | Reprodução/TV Globo
Nesta sexta-feira (24), a China determinou o fechamento do consolado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu. Esta é uma reação à exigência feita por Washington nesta semana, quando ordenou o fechamento do consulado chinês em Houston.
Continua depois da publicidade
Quando foram surpreendidos com o aviso de 72 horas (encerrado nesta sexta-feira), as autoridades chinesas informaram que retaliaram.
"A medida dos EUA violou seriamente a lei internacional, as normas básicas das relações internacionais e os termos da Convenção Consular China-EUA. Ela prejudicou gravemente as relações China-EUA", afirmou a chancelaria chinesa em comunicado.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
"O Ministério das Relações Exteriores da China informou à embaixada dos EUA na China de sua decisão de retirar seu consentimento para o estabelecimento e a operação do Consulado-Geral em Chengdu", completou a organização.
Segundo o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, alguns funcionários do consulado de Chengdu estão "realizando atividades que não se alinham com suas identidades", mas não deu detalhes.
O consulado tem 72 horas para fechar, ou até as 10h de segunda-feira (27), de acordo com o editor do jornal “Global Times” em uma rede social.
Continua depois da publicidade
Até o momento, a embaixada dos Estados Unidos em Pequim e o Departamento de Estado norte-americano não se posicionaram.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade