últimas notícias
A poeta americana Louise Glück foi a vencedora do prêmio Nobel de Literatura deste ano
A poeta americana Louise Glück foi a vencedora do prêmio Nobel de Literatura deste ano
Foto: Niklas Elmehed. © Nobel Media.

Poeta americana ganha o Nobel de Literatura

Louise Glück já venceu prêmios importantes nos EUA, como o Pulitzer, o National Book Award e a Medalha Nacional de Humanidades

A poeta americana Louise Glück foi a vencedora do prêmio Nobel de Literatura deste ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) pela Academia Sueca. O comitê do Nobel apontou que Glück levou o prêmio por sua "voz poética inconfundível que, com beleza austera, torna universal a existência individual".

A escritora de 77 anos, professora da Universidade Yale, nos Estados Unidos, já venceu prêmios importantes em seu país, como o Pulitzer, o National Book Award e a Medalha Nacional de Humanidades. Seus avós eram judeus que emigraram da Hungria, e ela foi a primeira de sua família a nascer no país americano.

Para especialistas e apostadores no prêmio, era possível que um poeta ganhasse, o que não acontecia desde 2011, quando o laureado foi o sueco Tomas Tranströmer. Porém, era pouco provável que um americano levasse o prêmio mais uma vez, já que o músico Bob Dylan ganhou há apenas quatro anos.

Leia mais

São temáticas importantes da obra da poeta, a infância, a vida familiar e o confronto entre as ilusões e a realidade. "Mas mesmo que Glück não negue a importância do fundo autobiográfico, ela não pode ser vista como uma poeta confessional", afirma o comitê sueco. "Ela busca o universal, e para isso procura inspiração nos motivos e mitos clássicos, presentes na maioria de seus trabalhos."

Glück publicou 12 coletâneas de poemas, assim como volumes de ensaios sobre poesia. Entre suas obras mais premiadas, estão "The Triumph of Achilles", "Ararat" e "The Wild Iris". Mas não há livros dela disponíveis no Brasil em tradução para o português.

*Com informações de Folhapress

Comentários

Tops da Gazeta