Publicidade

X

Capital

Covas diz que falha do IPTU está em estudo

Prefeito de São Paulo evitou a imprensa na manhã desta terça; a vereadores, disse que está estudando falha na cobrança

Bruno Hoffmann

Publicado em 20/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Cerca de 90 mil imóveis tiveram aumento de até 50% nos impostos; o prefeito disse a vereador que se tratava de legislação / /Roberto Casimiro /Fotoarena/Folhapress)

O prefeito Bruno Covas (PSDB) evitou a imprensa na manhã desta terça, um dia depois de a subsecretaria de Receita Municipal assumir erro na emissão do IPTU deste ano. Cerca de 90 mil imóveis tiveram aumento de até 50% no imposto neste ano. O teto de aumento é de 10%. A entrevista estava prevista para ocorrer logo após a reunião mensal com os vereadores na Câmara Municipal, mas ele foi embora do prédio sem passar pelos jornalistas que o aguardavam no lado de fora.

A assessoria de imprensa afirmou que a reunião acabou atrasada e que ele não poderia falar com os jornalistas porque se atrasaria para o próximo compromisso.

Aos vereadores, entre outros assuntos, Covas disse que ainda está estudando a falha na cobrança do IPTU deste ano ao ser questionado sobre o assunto.

A reportagem apurou que o vereador Mario Covas Neto (PSDB) o questionou durante a reunião sobre o desrespeito ao teto de aumento de 10% ao ano previsto em lei. O prefeito foi vago na resposta e disse que se tratava de legislação. Em entrevista à "Folha de S.Paulo", o subsecretário de Receita Municipal, Pedro Ivo Gandra, admitiu falha no cálculo do IPTU neste ano. Segundo ele, o erro fez com que cerca de 90 mil imóveis tivessem se beneficiado de descontos indevidos no imposto ao menos desde 2016. Com isso, a prefeitura estuda aplicar aumentos retroativos para compensar o desconto indevido.

Lei de 2014, porém, fixa em 10% o limite de aumento do imposto ao ano, o que não foi respeitado pela administração. "Se errou, perde o crédito", disse o vereador José Police Neto (PSD), que irá entrar com requerimento para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o reajuste do IPTU em São Paulo. "Está muito confusa essa história de dizer que errou, mas não como errou e sem reparar o erro", completou. (FP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

POST APAGADO

Jornal espanhol faz matéria acusada de racista sobre jogador brasileiro

Jornalista do periódico "As" chamou o atacante Igor Paixão, do Feyenoord, de "o descendente de escravos que ameaça o Atleti"

EXPECTATIVA

Líderes debatem tramitação final da Reforma Tributária

Lira convoca deputados para decidir se o texto apresentado pelo Senado será fatiado ou não 

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software