A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 30 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Memórias de Porto Feliz

O Museu das Monções

Graças à perseverante intervenção das autoridades municipais o prédio do Museu, que é tombado pelo CONDEPHAAT desde 1982, está sendo finalmente restaurado

Maria Eduarda Guimarães

10/03/2023 às 13:38  atualizado em 10/03/2023 às 13:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
C asarão do Museu Histórico e Pedagógico das Monções

C asarão do Museu Histórico e Pedagógico das Monções | Domínio Público

A foto que ilustra esta matéria mostra o majestoso casarão do Museu Histórico e Pedagógico das Monções, construído em taipa de pilão e pau-a-pique na primeira metade do século XIX, para servir de moradia ao Tenente-Coronel José Manuel de Arruda Abreu e sua família.  Anos mais tarde nele se hospedou o Duque de Caxias e parte de sua tropa, quando de passagem pela então Vila de Porto Feliz durante o ato de repressão aos “Revolucionários de 1842”.

Continua depois da publicidade

Esse edifício também abrigou o jovem Imperador D. Pedro II, que visitou a Vila de Porto Feliz no dia 22 de março de 1846, depois de vistoriar a Real Fábrica de Ferro de Ipanema.  Nesse dia o magnífico sobrado estava ricamente ornamentado e sua majestade imperial, em traje de gala, foi recebida com festa e alegria pelo Tenente-Coronel Arruda, autoridades e Corpo de Infantaria da Guarda Nacional.

Os partidários da República também utilizaram esse edifício para as reuniões de definição do grupo que, de forma brilhante, representou a cidade de Porto Feliz na “Convenção Republicana de Itu”, realizada no dia 18 de abril de 1873.

Importante ressaltar que o grupo de convencionais porto-felicenses teve participação decisiva na formação do PRP - Partido Republicano Paulista.

Continua depois da publicidade

Nos primeiros tempos do regime republicano, o edifício sofreu uma grande intervenção para adaptá-lo a um novo programa. A volumetria foi mantida, mas os espaços internos foram modificados para servir de instalação ao Grupo Escolar Coronel Esmédio, que nele permaneceu de 1908 a 1965.

Ressalte-se que de 1950 até 1962 o Ginásio Estadual Monsenhor Seckler também funcionou nesse histórico prédio.

A partir de 1965 o edifício passou a sediar o Museu Histórico e Pedagógico das Monções que, desde sua inauguração em 11 de outubro de 1962, funcionava no antigo prédio da Prefeitura Municipal na Rua Altino Arantes, demolido em 11 de janeiro de 1989.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Lei Municipal nº 4.282, de 05 de dezembro de 2005, o “Museu das Monções” tem a denominação oficial de “Museu Histórico e Pedagógico das Monções Romeu Castelucci”, em homenagem ao ilustre e inesquecível cidadão, que não só dedicou sua vida a serviço do Museu das Monções, como foi um dos maiores pesquisadores da história de Porto Feliz!

Graças à perseverante intervenção das autoridades municipais o prédio do Museu, que é tombado pelo CONDEPHAAT desde 1982, está sendo finalmente restaurado, recuperando-se, com isso, um dos monumentos mais importantes da história de Porto Feliz e do Brasil. Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados