A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 23 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Memórias de Porto Feliz

Um Soldado de Porto Feliz na Guerra do Paraguai

Também conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança, foi um conflito bélico ocorrido na América do Sul entre os anos de 1864 e 1870

Maria Eduarda Guimarães

10/02/2023 às 14:01  atualizado em 10/02/2023 às 14:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Soldados da força militar brasileira que esteve em ação na Guerra do Paraguai

Soldados da força militar brasileira que esteve em ação na Guerra do Paraguai | Domínio Público

A foto mostra um grupamento de soldados da força militar brasileira que esteve em ação na Guerra do Paraguai. A Guerra do Paraguai também conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança, foi um conflito bélico ocorrido na América do Sul entre os anos de 1864 e 1870, envolvendo quatro nações: Brasil, Argentina e Uruguai, de um lado, e o Paraguai de outro lado.

Continua depois da publicidade

Por envolver diferentes países existem também diferentes versões sobre o conflito.

No Brasil se atribui a responsabilidade pela guerra ao ditador paraguaio Solano López, porque em 11 de novembro de 1864, buscando dominar as rotas de navegação do Rio Paraguai, aprisionou o navio brasileiro Marquês de Olinda, fato que foi suficiente para iniciar o conflito bélico e causar o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países. Nesse mesmo ano o presidente paraguaio Francisco Solano López Carrillo tentou atacar o Brasil querendo chegar ao Rio Grande do Sul e em Corrientes na Argentina, mas foi contido e não obteve sucesso.

Entretanto, em 1865, a Argentina e o Uruguai entraram em guerra juntamente com o Brasil, assinando o Tratado da Tríplice Aliança no dia 1º de maio daquele ano para a consolidação dos países aliados. Estipula-se que em todo o período de guerra foram mobilizados entre 130 e 200 mil homens na formação da força de combate brasileira, que participou da guerra por meio do Exército, dos Batalhões da Guarda Nacional e dos Voluntários da Pátria.

Continua depois da publicidade

Desse conflito participaram muitos escravos que, voltando com vida, tiveram suas cartas de alforria devidamente assinadas.

Importante salientar que participou ativamente da Guerra do Paraguai, onde perdeu a vida no campo de batalha, o cidadão porto-felicense José Pinheiro de Camargo, Cabo do 7º Batalhão de Voluntários da Pátria. Esse fato ocorreu no dia 10 de abril de 1866 e chocou a nossa população!

O Cabo José Pinheiro de Camargo recebeu, nesta cidade, diversas homenagens póstumas e foi conclamado herói pelo povo de Porto Feliz. Voluntários da Pátria é, pois, a denominação das Unidades Militares criadas em 7 de janeiro de 1865, pelo Governo Imperial do Brasil, para lutarem na Guerra do Paraguai, com as quais buscava-se reforçar o efetivo do Exército Brasileiro.

Continua depois da publicidade

A Guerra do Paraguai, na qual perdeu a vida o Cabo José Pinheiro de Camargo – cidadão porto-felicense -, é um dos episódios mais sangrentos e marcantes da história e gerou sérias consequências para todos os países envolvidos. Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados