Entre em nosso grupo
2
Polícia
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a um pedido da Defensoria Pública de São Paulo
Continua depois da publicidade
Magistrado lembrou que o governo de São Paulo firmou recentemente um compromisso para implementação das câmeras em operações policiais | Divulgação/Secom/GESP
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou o uso obrigatório de câmeras corporais por policiais militares no estado de São Paulo durante operações. A decisão foi assinada neste domingo (8/12).
Continua depois da publicidade
Barroso atendeu a um pedido da Defensoria Pública do estado de São Paulo e tomou a decisão em meio a vários casos de violência policial registrados em São Paulo nas últimas semanas.
O magistrado lembrou que o governo de São Paulo firmou recentemente um compromisso para implementação das câmeras em operações policiais.
Em novembro, o presidente do STF fixou prazo para que o governo do estado de São Paulo apresentasse informações detalhadas sobre o contrato entre a PM e a empresa fornecedora das câmeras.
Continua depois da publicidade
Além de ordenar o uso obrigatório dos equipamentos, Barroso determinou:
Alguns casos de violência policial em São Paulo deixaram a população assustada e temerosa. Em um dos casos, um policial militar foi preso após arremessar um homem de uma ponte, na zona sul de São Paulo.
O vídeo divulgado nas redes sociais mostrou o policial jogando um homem de uma ponte, na Cidade Ademar, na terça-feira (3/12).
Continua depois da publicidade
Já em outra ocorrência, uma idosa de 63 anos foi agredida por policiais militares durante uma abordagem na garagem da família em Barueri, na Grande São Paulo.
Além disso, os agentes deram um golpe de mata-leão em seu filho Juarez Higino Lima Junior, 39 anos. O caso ocorreu na noite desta quarta-feira (4/12).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade