Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Foram mobilizados 130 auditores fiscais da Receita Estadual e 70 policiais civis na ação | Divulgação/SSP
A Operação Apagão, conduzida pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, deflagrou mais uma etapa na manhã desta quarta-feira (10/9).
Continua depois da publicidade
Os alvos são empresas que atuam na fabricação e comercialização de fios e cabos de cobre e alumínio.
A estimativa é que o total de créditos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com indícios de apropriação irregular seja de aproximadamente R$ 727 milhões nos últimos três anos e meio.
As irregularidades englobam apropriação indevida de crédito decorrente de simulação de operação interestadual e tentativa de atribuir origem lícita a mercadoria clandestina.
Continua depois da publicidade
Foram mobilizados 130 auditores fiscais da Receita Estadual e 70 policiais civis na ação, que teve como alvo 25 empresas subdivididas em cinco grupamentos.
As investigações aconteceram em São Paulo, na Grande São Paulo e no interior paulista.
Ao todo, a operação se estendeu por dez cidades. Veja quais:
Continua depois da publicidade
Será realizada a análise da documentação apreendida em meio físico e digital, com o objetivo de coletar provas do envolvimento das pessoas associadas à fraude fiscal. Além disso, são analisados outros possíveis crimes.
A terceira fase da Operação Cegueira da Polícia Civil apreendeu ao final de agosto mais de duas toneladas de fios de cobre, durante o cumprimento de 89 mandados de busca e apreensão e três buscas adicionais em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade