Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mais de 100 agentes participam da ofensiva que atingiu coletores, intermediários e beneficiários finais do esquema | Divulgação/Policia Civil
Foi deflagrada pela Polícia Civil a Operação Falso Mercúrio, que mira uma organização que presta serviços de lavagem de dinheiro ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação ocorre nesta quinta-feira (4/12), na capital paulista e na Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
A operação, liderada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), cumpre 54 mandados judiciais, sendo seis de prisão e 48 de busca e apreensão.
A pedido dos investigadores, a Justiça determinou o sequestro de 49 imóveis, três embarcações e 257 veículos em nome dos investigados. Pelo menos 20 pessoas físicas e 37 jurídicas tiveram as contas bloqueadas.
Segundo as investigações da 3ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), os criminosos montaram uma estrutura sofisticada de lavagem de dinheiro proveniente de crimes, como tráfico de drogas, estelionato e jogos de azar.
Continua depois da publicidade
A rede operava com três núcleos de atuação, cada um com funções distintas e estruturadas para fazer com que o esquema funcionasse.
Funções e como cada núcleo funcionava:
Ao todo, 100 policiais civis de todas as delegacias da DIG foram designados para a operação, que recebeu o nome de Falso Mercúrio em alusão ao deus do comércio e dos trapaceiros na mitologia romana.
Continua depois da publicidade
O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, acompanhou a saída das equipes para o cumprimento dos mandados na madrugada de hoje (4/12).
“É uma das maiores operações já deflagradas pela Polícia Civil contra a lavagem de capitais. Os envolvidos no crime viviam uma vida de luxo e conseguiam milhões com a atividade ilícita. Hoje, nós avançamos contra essa rede criminosa”, disse.
Os envolvidos e os itens apreendidos serão levados à sede da 3ª DIG, onde os casos serão registrados. As ações seguem em andamento.
Continua depois da publicidade
O combate à pirataria está sendo ampliado desde a última quinta-feira (27/11), com a derrubada de 558 serviços de streaming ilegais na Argentina e no Brasil.
No Brasil, a Operação 404 teve mais um desdobramento e bloqueou, na quinta-feira, 535 sites e um aplicativo de streaming. Já na Argentina, 22 aplicativos foram tirados do ar no último domingo (30/11).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade