Polícia prende adolescente líder de rede de estupro virtual e pornografia infantil

Segundo a Polícia Civil, jovem está envolvido em crimes que atingiram mais de 200 vítimas

Adolescente já havia sido apreendido em novembro de 2024

Adolescente já havia sido apreendido em novembro de 2024 | Divulgação

Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta quarta-feira (4/6) em Recife (PE), durante investigação coordenada pelo Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Polícia Civil de São Paulo.

O jovem é indicado como líder de uma comunidade virtual que propaga crimes relacionados a estupro virtual, automutilação, produção e divulgação de pornografia infantil, injúria, homofobia e terrorismo.

Segundo a Polícia Civil, o adolescente está envolvido em crimes que atingiram mais de 200 vítimas.

Ele também participa de outras fraudes, como inserção de dados falsos em sistemas de instituições públicas e privadas, que seria a principal tática usada para ameaçar as vítimas.

O adolescente havia sido apreendido em novembro de 2024, durante a primeira fase da Operação Nix, deflagrada pelo Noad de São Paulo. Ele permaneceu em medida socioeducativa por 45 dias e, após a liberação, voltou a praticar os mesmos crimes.

Em uma conversa interceptada pelos policiais civis do núcleo, conhecidos como “observadores digitais”, o infrator chegou a zombar da Justiça brasileira ao comemorar a soltura, segundo informações do Governo do Estado.

Entre as infrações pelas quais o adolescente responde estão:

  • Intimidação sistemática virtual (cyberbullying)

  • Produção e divulgação de pornografia infantil

  • Aliciamento, assédio ou instigação de crianças e adolescentes

  • Induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio, ou automutilação

  • Estupro virtual

  • Racismo

  • Violência psicológica contra a mulher

  • Invasão de dispositivo informático; entre outros