A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 05 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Decreto de Trump pode impedir entrada de fãs de dois países classificados à Copa do Mundo

Maior torneio de seleções do mundo será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá

Lucas Souza

05/12/2025 às 08:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cidadãos de 12 países estão estritamente proibidos de entrar nos EUA

Cidadãos de 12 países estão estritamente proibidos de entrar nos EUA | Brazil Photo Press/Folhapress

O presidente americano Donald Trump publicou, em junho, um decreto que proíbe a entrada de cidadãos de 12 países nos Estados Unidos e medida deve afetar a entrada de fãs no país para acompanhar a Copa do Mundo 2026.

Continua depois da publicidade

Os EUA é um dos países-sede da próxima edição do maior torneio de seleções do mundo, junto ao México e ao Canadá, e deve receber fãs de todo o mundo.

Até o momento, 42 seleções estão classificadas para a Copa e, entre elas, duas equipes estão “proibidas” de entrar nos Estados Unidos. O sorteio dos grupos irá ocorrer nesta sexta-feira (5/12).

Decreto

Segundo o decreto de Trump, os cidadãos do Afeganistão, Mianmar, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritrea, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen estão estritamente proibidos de entrar no país.

Continua depois da publicidade

O documento ainda determina “proibição parcial” para quem nasceu em Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.

Os cidadãos destes mesmos países tiveram, nesta terça-feira (2/12), todos os pedidos de imigração suspensos imediatamente, sob ordem do presidente dos Estados Unidos.

Países classificados

Entre os países proibidos ou parcialmente proibidos de entrar nos EUA, dois estão classificados para a Copa do Mundo 2026: Haiti e Irã.

Continua depois da publicidade

A determinação de Trump, no entanto, garante algumas exceções quando relacionadas a torneios esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

“Qualquer atleta ou membro de uma equipe esportiva, incluindo treinadores, pessoas que desempenham uma função de apoio necessária e parentes imediatos, que viajem para a Copa do Mundo, Olimpíadas ou outro grande evento esportivo, conforme determinado pelo Secretário de Estado”, destaca o documento.

Com isso, apenas atletas e membros das seleções do Haiti e Irã, assim como seus parentes diretos, poderão entrar nos Estados Unidos para acompanhar a competição.

Continua depois da publicidade

Fora disso, torcedores comuns não poderão acompanhar pessoalmente os jogos da Copa do Mundo 2026 nos EUA.

Procurada pela Gazeta, a Embaixada dos Estados Unidos em São Paulo afirmou que "por enquanto não temos nada a acrescentar sobre o anúncio feito em junho pelo Presidente Trump".

Brasil

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou, em julho, uma nota para os torcedores que pretendem viajar ao país para assistir à Copa do Mundo em 2026.

Continua depois da publicidade

Apesar do País não estar sofrendo restrições, entraves entre Brasil e Trump chamaram a atenção do mundo e fizeram os EUA mandarem um "alerta" aos brasileiros.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados