A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 01 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Esquerda aposta em Alckmin e Erika para a eleição 2026 em SP, diz especialista

Pesquisa a favor de Alckmin animaria Lula; já Boulos como ministro abriria caminho para a deputada

Bruno Hoffmann

01/09/2025 às 16:02  atualizado em 01/09/2025 às 16:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Erika Hilton e Geraldo Alckmin são analisados pelo campo da esquerda para as eleições 2026

Erika Hilton e Geraldo Alckmin são analisados pelo campo da esquerda para as eleições 2026 | Lula Marques/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a deputada federal Erika Hilton (PSOL) são os principais nomes do campo da esquerda para as eleições ao Governo de São Paulo de 2026. A análise é do cientista político Elias Tavares.

Continua depois da publicidade

A afirmação foi feita considerando que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) renuncie à candidatura para uma eventual manutenção como ministro do presidente Lula (PT). Ainda não está certo que o psolista entre no governo.

Segundo ele, a esquerda ainda está em organização para o pleito estadual, mas o fato de uma pesquisa recente mostrar Alckmin - que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - com 21% das intenções de voto deve animar Lula a incentivá-lo a disputar o cargo, o que garantiria um palanque sólido em São Paulo.

“É bom lembrar que Alckmin governou o Estado por quatro mandatos e ainda mantém um recall altíssimo junto ao eleitorado paulista”, destacou Tavares.

Continua depois da publicidade

Fator Erika Hilton

Ainda conforme o analista, Erika, que apareceu com 8% em um dos cenários da pesquisa, é atualmente o nome mais competitivo do PSOL caso Boulos assuma uma posição no governo federal.

“O crescimento de Erika sinaliza que há um espaço para a renovação e que o PSOL vem consolidando uma presença real no debate eleitoral paulista”, afirmou.

Tavares afirmou ainda que o pleito do próximo ano só estará em aberto caso o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida se candidatar à Presidência da República - “dessa maneira a eleição estará praticamente pavimentada para ele”.

Continua depois da publicidade

Sem Tarcísio, segundo Tavares, o que surge é um quadro aberto, com a direita fragmentada e a esquerda tentando equilibrar tradição e novidade.

“São Paulo segue sendo o grande laboratório político do Brasil, e o resultado daqui vai impactar diretamente a disputa nacional de 2026”, completou.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados