Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Reunião dará continuidade às negociações econômicas iniciadas após conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump | Divulgação/Governo Federal
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, deve se encontrar em breve com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, para discutir as tarifas extras impostas a produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Itamaraty, os dois conversaram por telefone nesta quinta-feira (9/10) e alinharam um encontro entre as delegações.
A reunião dará continuidade às negociações econômicas iniciadas após conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump.
“Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países”, informou o Itamaraty em nota.
Continua depois da publicidade
O chamado “tarifaço” faz parte da nova política comercial dos EUA, que impôs barreiras alfandegárias a países com base no déficit comercial.
Embora os EUA tenham superávit com o Brasil, o país foi inicialmente atingido com taxa de 10%, seguida de uma tarifa adicional de 40% imposta em agosto.
Produtos como café, frutas e carnes foram diretamente afetados, enquanto aeronaves, sucos, combustíveis e fertilizantes ficaram inicialmente fora da taxação.
Continua depois da publicidade
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil apresentará argumentos econômicos para tentar reverter as tarifas, destacando que a medida “está encarecendo a vida do povo estadunidense”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade