A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 13 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Haddad alerta EUA que tarifas de Trump encarecem vida do americano

Ministro Mauro Vieira deve se reunir com Marco Rubio em Washington para discutir tarifas impostas por Trump a produtos do Brasil

Maria Eduarda Guimarães

09/10/2025 às 20:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Reunião dará continuidade às negociações econômicas iniciadas após conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump

Reunião dará continuidade às negociações econômicas iniciadas após conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump | Divulgação/Governo Federal

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, deve se encontrar em breve com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, para discutir as tarifas extras impostas a produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Itamaraty, os dois conversaram por telefone nesta quinta-feira (9/10) e alinharam um encontro entre as delegações.

A reunião dará continuidade às negociações econômicas iniciadas após conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump.

“Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países”, informou o Itamaraty em nota.

Continua depois da publicidade

O chamado “tarifaço” faz parte da nova política comercial dos EUA, que impôs barreiras alfandegárias a países com base no déficit comercial.

Embora os EUA tenham superávit com o Brasil, o país foi inicialmente atingido com taxa de 10%, seguida de uma tarifa adicional de 40% imposta em agosto.

Produtos como café, frutas e carnes foram diretamente afetados, enquanto aeronaves, sucos, combustíveis e fertilizantes ficaram inicialmente fora da taxação.

Continua depois da publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil apresentará argumentos econômicos para tentar reverter as tarifas, destacando que a medida “está encarecendo a vida do povo estadunidense”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados