Em 2014, antes da Copa do Mundo do Brasil, as Havaianas lançaram um comercial em que o ex-jogador Romário aparece calçando apenas o pé direito do chinelo. O esquerdo ele envia para Diego Maradona, ídolo maior do futebol argentino, como uma forma de dar “azar” aos ‘hermanos’.
A peça publicitária foi resgatada após a polêmica surgida nesta segunda-feira (22/12), em que lideranças bolsonaristas sugerem um boicote à marca por pretensamente sugerir num comercial com a atriz Fernanda Torres para ser contra a direita política.
A propaganda com Romário foi veiculada próximo às eleições presidenciais, assim como agora.
Entenda a polêmica
Na peça publicitária, a atriz afirma que não deseja que o público comece 2026 “com o pé direito”. A frase faz um jogo de palavras com a expressão popular e, em seguida, defende começar o ano “com os dois pés”.
“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama”, diz Fernanda Torres na peça publicitária.
Em pouco tempo, as lideranças bolsonaristas, como o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP, que teve o cargo de parlamentar cassado recentemente) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), iniciaram campanha de boicote à marca. Influenciadores de direita também apareceram queimando a sandália mais popular do País.
No pregão desta segunda, em meio ao auge da campanha contra a Havaianas, as ações da Alpargatas negociadas na B3 fecharam o pregão em queda, o que levou a uma perda milionária da companhia em valor de mercado.
Em um único dia, a empresa perdeu cerca de R$ 152 milhões em valor de mercado, de acordo com estimativas da Elos Ayta Consultoria.
