A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 16 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Nova lei pode acabar com cobrança de Zona Azul para pessoas com TEA

Projeto isenta de pagamento cerca de 50 mil vagas convencionais espalhadas pela capital paulista

Bruno Hoffmann

16/05/2025 às 07:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Projeto de lei prevê gratuidade para todas as vagas para pessoas com TEA

Projeto de lei prevê gratuidade para todas as vagas para pessoas com TEA | Divulgação

O vereador Adrilles Jorge (União Brasil) protocolou na Câmara de São Paulo um projeto de lei que derruba a cobrança de Zona Azul para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta está em tramitação na Casa.

Continua depois da publicidade

Segundo o texto 23/2025, serão isentas de pagamento cerca de 50 mil vagas convencionais espalhadas pela capital paulista.

De acordo com o parlamentar, a medida é necessária para facilitar o deslocamento de autistas a serviços e atendimentos essenciais, colocando em prática, de fato, o direito deste público à acessibilidade e à mobilidade.

Qual é o cenário atual

Atualmente, pessoas com TEA têm direito a vagas especiais de estacionamento demarcadas na Capital, incluindo a Zona Azul, mesmo que não sejam elas as condutoras dos veículos. No entanto, autistas não deixam de pagar o Cartão Azul Digital (CAD), que custa R$ 6,67 a hora.

Continua depois da publicidade

O projeto de lei de Adrilles prevê a gratuidade para todas as vagas convencionais de Zona Azul e não somente para as áreas específicas destinadas a cidadãos com deficiência.

O texto defende ainda que o benefício seja estendido a paulistanos com TEA inscritos no Sistema Municipal de Cadastro de Pessoas com Deficiência.

“Pessoas com TEA vão para consultas médicas, terapias e atendimentos especializados em diferentes pontos da cidade. Este deslocamento exige o uso de carro, o que acaba gerando um custo alto com estacionamento e com vagas de Zona Azul”, explicou o vereador.

Continua depois da publicidade

“A isenção proposta em nosso projeto vai ajudar a aliviar este gasto, que já é bem pesado, considerando outros custos com tratamentos, medicamentos e acompanhamento”, completou ele.

Exemplo de Itapecerica da Serra

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, começou a implantar vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA.

Segundo a prefeitura, três vagas exclusivas já estão disponíveis em pontos estratégicos da cidade: em frente ao shopping, na avenida XV de Novembro, na rua Major Teles, ao lado da Praça João Pessoa, e no Largo da Matriz, próximo à Igreja Matriz.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados