Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Jessica Cormick assumiu a prefeitura de São Bernardo do Campo oficialmente nesta sexta-feira (16/8) | Reprodução
Após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que determinou o afastamento cautelar de Marcelo Lima (Podemos) por um ano, nesta quinta-feira (14/8), a vice-prefeita Jessica Cormick assumiu a prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, oficialmente nesta sexta-feira (16/8).
Continua depois da publicidade
Ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo desde Tereza Delta, há 77 anos, quando esteve à frente da prefeitura por nove meses.
Sargento licenciada da Polícia Militar, Jessica assume o cargo em meio à crise política provocada após a operação da Polícia Federal (PF), também realizada nesta quinta.
A nova prefeita tem 38 anos e foi eleita vice-prefeita em janeiro deste ano, para um mandato que vai até 2028. É também a primeira mulher eleita para o cargo de vice na história da cidade.
Continua depois da publicidade
“Hoje estou aqui seguindo a minha missão de servir São Bernardo, tomando posse como prefeita. Neste momento, preciso trabalhar para que os serviços continuem funcionando e para que a população seja plenamente atendida”, disse Jessica.
Além de Marcelo Lima, são investigados na Operação Estafeta dois vereadores: Danilo Lima (Podemos), primo do prefeito afastado, e Ary de Oliveira (PRTB), também citado no escândalo.
Continua depois da publicidade
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) indica ambos os vereadores como participantes diretos do esquema de corrupção. Ambos também tiveram o afastamento cautelar decretado.
Segundo o MP-SP, Danilo estaria profundamente inserido em uma rede de movimentação financeira ilícita, a exemplo de Marcelo Lima, tendo como intermediário Paulo Iran Paulino Costa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade