A vice-prefeita de São Bernardo do Campo, Jessica Cormick, assumiu a Prefeitura nesta quinta-feira (14/8) após o prefeito Marcelo Lima (Podemos) ser afastado por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Ele é alvo da Operação Estafeta, da Polícia Federal, que investiga corrupção e lavagem de dinheiro na administração pública.
A decisão de afastamento imediato do chefe do Executivo foi expedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Marcelo é o principal suspeito da operação e precisará usar tornozeleira eletrônica, além de cumprir uma série de medidas administrativas.
Esse dispositivo será colocado na capital paulista. A PF solicitou a prisão do prefeito, mas a Justiça negou.
Vice-prefeita de São Bernardo do Campo, Jessica Cormick, assume prefeitura de SBCAlvos da investigação
Os agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de quebra de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.
Danilo Lima, presidente da Câmara e primo do prefeito, e o vereador Ari de Oliveira também são alvos da operação.
Os agentes acreditam que o servidor público Paulo Iran, que era auxiliar legislativo da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), seja o mediador do esquema de corrupção. Há ligações dele com o prefeito e indícios de pagamento de propina em contratos com empresas na área de obras, saúde e manutenção.
Análises feitas pela PF no celular de Paulo Iran indicam que ele pagava contas do prefeito, da mulher e da filha. Há um mandado de prisão decretado contra ele, que está foragido.
As investigações começaram no mês passado, a partir da apreensão de R$ 14 milhões em espécie (entre reais e dólares norte-americanos) com um servidor público suspeito de integrar uma organização criminosa.
Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.
