A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 14 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Prefeito afastado, Marcelo Lima foi eleito em disputa apertada

Quatro candidatos ficaram com mais de 20% dos votos válidos no 1º turno

Bruno Hoffmann

14/08/2025 às 10:30  atualizado em 14/08/2025 às 11:24

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Marcelo Lima foi eleito prefeito em São Bernardo do Campo em 2024, no ABC Paulista

Marcelo Lima foi eleito prefeito em São Bernardo do Campo em 2024, no ABC Paulista | Divulgação

Afastado do cargo após uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (14/8), Marcelo Lima (Podemos) chegou ao cargo de prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, nas eleições do ano passado após uma disputa apertada com três oponentes.

Continua depois da publicidade

Em 6 de outubro, data do primeiro turno, quatro candidatos ficaram com mais de 20% dos votos válidos: Lima, Alex Manente (Cidadania), Luiz Fernando (PT) e Flávia Morando (União Brasil). Já no segundo turno, em 27 daquele mês, a vitória contra Manente só foi confirmada nas últimas urnas.

O nome do Podemos ficou com 55,73% dos votos válidos. Já Manente teve 44,27%. Os adversários tiveram somente cerca de 40 mil votos de diferença.

O que aconteceu

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação nesta quinta-feira (14/8) contra crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em São Bernardo do Campo.

Continua depois da publicidade

O principal investigado é o prefeito, que foi afastado do cargo por um ano e terá de usar tornozeleira eletrônica, que será colocada ainda nesta quinta na sede da PF na capital paulista. A PF solicitou a prisão do prefeito, mas a Justiça negou.

Com isso, a vice-prefeita Jessica Cormick assumiu a gestão municipal.

Os agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Trajetória

Lima foi eleito e reeleito em 2016 e em 2020 como vice de Orlando Morando, hoje secretário de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo.

Em 2008, com 25 anos, se candidatou pela primeira vez ao pleito de vereador na cidade. Depois conquistou o cargo novamente, e na sequência chegou à Câmara dos Deputados. 

Em 2022, foi eleito deputado federal pelo Solidariedade. Lima tem 42 anos e é formado em gestão pública.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados