A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 16 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Projeto quer proibir armadilhas escondidas que mutilam animais em SP

Propostas querem proibir 'fura-gatos', oferecer rações mais baratas e punir agressores de animais

Bruno Hoffmann

16/09/2025 às 11:00  atualizado em 16/09/2025 às 11:19

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Segundo deputada, dispositivo causa cortes e até mutilações em gatos

Segundo deputada, dispositivo causa cortes e até mutilações em gatos | Freepik

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deu aval na última semana ao projeto que proíbe a fabricação, comercialização e utilização de dispositivos “fura-gatos”. O texto segue em tramitação na Casa.

Continua depois da publicidade

Além desse, outros 32 projetos receberam aval na comissão - uma boa parte dedicada à causa animal.

Segundo a deputada estadual Clarice Ganem (Podemos), o dispositivo que deverá ser proibido costuma ficar escondido em muros e telhados e causa cortes, perfurações e até mutilações em animais que tentam passar pelo local.

“Agora, sua fabricação, comercialização e uso ficam proibidos, evitando sofrimento silencioso e desnecessário”, celebrou.

Continua depois da publicidade

Outros PLs

Parte das outras propostas aprovadas é relacionada à causa animal, como o que autoriza o Estado a criar, em cada uma das regiões metropolitanas, uma unidade de farmácia popular para venda de medicamentos para animais de estimação de pequeno porte.

“O custo dos medicamentos para animais muitas vezes supera o valor dos remédios para humanos e não há nenhuma rede de apoio”, destacou Dirceu Dalben (Cidadania), o autor do texto.

Receberam aval ainda os projetos que instituem a campanha de conscientização sobre dirofilariose canina; que cria um “Bom Prato canino”; que determina que agressores se responsabilizem pelas despesas de tratamento de animais agredidos; que institui a campanha de conscientização sobre leishmaniose visceral canina e; o que define quais condutas são consideradas maus-tratos contra animais.

Continua depois da publicidade

Todos precisam ainda passar por outras comissões antes de seguirem para votação dos deputados para ser aprovados ou não.

Recentemente, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou um projeto de lei que proíbe o acorrentamento de cães e gatos em todo o estado de São Paulo. O texto veda também a manutenção dos animais em alojamentos.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados