A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 09 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Regime da Venezuela posta mensagem intimidatória ao Brasil

Publicação pelas redes sociais diz que quem mexe com a Venezuela 'se dá mal', com a imagem do presidente Lula

Bruno Hoffmann

31/10/2024 às 17:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Publicação feita por instituição venezuelana contra o Brasil

Publicação feita por instituição venezuelana contra o Brasil | Reprodução/Instagram

A Polícia Nacional Bolivariana, controlada pelo governo da Venezuela, publicou pelas redes sociais uma imagem que mostra uma silhueta do presidente Lula (PT) e a bandeira brasileira. A mensagem diz: “quem mexe com a Venezuela se dá mal".

Continua depois da publicidade

A legenda diz: "Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagem de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer". Os textos estão em espanhol.

A publicação marca Diodado Cabello, ministro do Interior e dirigente próximo ao presidente Nicolás Maduro.

Relação tensa

A relação entre Brasil e Venezuela está tensa desde as eleições presidenciais daquele país, em julho, nas quais Maduro foi declarado vencedor em meio a denúncias de fraude.

Continua depois da publicidade

O presidente Lula não reconheceu a vitória de Maduro, que costumava ser parceiro do presidente brasileiro. Após o episódio, o Brasil vetou o ingresso da Venezuela como parceira do Brics.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano informou na quarta (30/10) que convocou seu embaixador em Brasília para consultas após declarações de autoridades brasileiras —dentre elas, o Celso Amorim, que seria "mensageiro do imperialismo norte-americano", nas palavras de Caracas.

Boulos chamou Venezuela de ditadura

Outros aliados de Lula também tem mudado o discurso em relação ao país vizinho. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) classificou o regime de Nicolás Maduro como uma ditadura durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Foi primeira vez que o psolista afirma de forma clara que a Venezuela não vive sob uma democracia, apesar de já ter criticado as eleições do país vizinho algumas vezes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados