A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 13 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Rubinho Nunes retira candidatura e União vai apoiar reeleição de Teixeira na Câmara de SP

Com a retirada de Rubinho e o apoio ao atual presidente, a tendência é que Ricardo Teixeira concorra como candidato único

Jeferson Marques

13/12/2025 às 09:13  atualizado em 13/12/2025 às 09:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Rubinho Nunes, do União Brasil, em discurso na Câmara de SP

Rubinho Nunes, do União Brasil, em discurso na Câmara de SP | Mônica Alves/Câmara Municipal de São Paulo

O União Brasil decidiu recuar na disputa pelo comando da Câmara Municipal de São Paulo e deve apoiar a reeleição do atual presidente da Casa, Ricardo Teixeira, na eleição marcada para a próxima segunda-feira (15/12). A mudança de posição foi definida em reunião realizada nesta sexta-feira (12/12), quando o vereador Rubinho Nunes (União) retirou sua candidatura à presidência do Legislativo paulistano.

Continua depois da publicidade

Além de desistir de lançar um nome próprio, o partido também recuou do processo interno que avaliava a expulsão de Teixeira. Em nota, a legenda afirmou que a bancada decidiu, por unanimidade, “fechar questão” em torno da recondução do presidente, citando dois motivos: o pedido do próprio Teixeira para ter apoio formal do União e um apelo do prefeito Ricardo Nunes (MDB) por “pacificação e unidade” dentro da Câmara.

Segundo o relato, a candidatura de Teixeira, apoiada por Ricardo Nunes e por outros dez partidos, havia acirrado um racha no União Brasil em São Paulo, comandado pelo ex-presidente da Câmara Milton Leite, em meio a divergências com a base aliada do prefeito. 

Entre os pontos de atrito estavam um acordo interno que previa rodízio entre vereadores do União no comando da Casa e a reivindicação de um entendimento político mais amplo, ligado à campanha de reeleição do prefeito no ano passado, pelo qual o União ficaria com a presidência da Câmara durante os quatro anos do mandato.

Continua depois da publicidade

Com a retirada de Rubinho e o apoio formal ao atual presidente, a tendência apontada é que Ricardo Teixeira concorra como candidato único. O PSOL, que costuma lançar uma candidatura simbólica, não deve indicar nome nesta disputa e, ainda assim, não pretende votar em Teixeira. Já o PT, também na oposição, anunciou apoio ao atual presidente e, com isso, deve manter a cadeira da 2ª Secretaria na Mesa Diretora.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados