Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Leilão do túnel Santos-Guarujá foi adiado para depois de agosto | Divulgação/Governo do Estado
O leilão do túnel Santos-Guarujá foi adiado para depois de agosto. O Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) anunciou, nesta quarta-feira (21/5), que o processo foi adiado em cinco semanas, com nova data marcada para 5 de setembro.
Continua depois da publicidade
A mudança, feita em conjunto com o Governo de São Paulo, busca ampliar a concorrência no leilão, inicialmente marcado para 1º de agosto.
Em nota, o Mpor informou que identificou oportunidades para melhorar o processo licitatório e aumentar a competitividade no leilão.
Com o projeto estimado em aproximadamente R$ 6 bilhões, o túnel será custeado por três frentes: o governo de São Paulo, a União e o setor privado.
Continua depois da publicidade
Quatro grupos se preparam para disputar o leilão do túnel Santos-Guarujá. Um deles é formado pela italiana Webuild em parceria com a brasileira Marquise Infraestrutura.
Outro consórcio reúne a empresa China Communications Construction Company (CCCC) e a portuguesa Mota-Engil, que já manifestaram interesse formal ao governo federal.
A espanhola Acciona, responsável pela Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, ainda avalia a participação.
Continua depois da publicidade
Já a Odebrecht negocia uma aliança com a EGTC (antiga Queiroz Galvão) e uma terceira empresa, cuja identidade ainda não foi revelada, que ficaria responsável pela estruturação financeira do grupo.
O túnel terá 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão submersos. Terá três faixas de rolamento por sentido, sendo uma delas destinada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acesso para travessia de pedestres e ciclistas.
Segundo a Prefeitura de Santos, a expectativa é que a obra fique pronta em 2028. Ele beneficiará, em média, 80 mil pessoas diariamente, além da criação de 9 mil empregos. Aproximadamente 14 mil automóveis e caminhões realizam o trajeto entre as cidades.
Continua depois da publicidade
Com a conclusão do túnel, o trajeto poderá ser feito em menos de dois minutos, uma vez que o tempo de percurso pela estrada atual pode chegar a uma hora.
Pela balsa, o tempo de trajeto atualmente chega a quase 20 minutos, dependendo das condições de trânsito e da quantidade de embarcações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade