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Política

Vereador quer limitar publicidade de bets em São Paulo

Segundo Adrilles Jorge, projeto quer proteger população do vício da jogatina e do endividamento

Bruno Hoffmann

22/05/2025 às 11:35  atualizado em 22/05/2025 às 17:09

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Proposta também prevê que a prefeitura realize campanhas de conscientização em eventos esportivos

Proposta também prevê que a prefeitura realize campanhas de conscientização em eventos esportivos | Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O vereador Adrilles Jorge (União Brasil) protocolou na Câmara de São Paulo um projeto de lei que proíbe a veiculação de anúncios de apostas esportivas em espaços públicos da capital paulista.

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Segundo o parlamentar, a medida pretende proteger a população do vício na jogatina e do endividamento por causa da prática.

Entenda a proposta

O PL 553/2025 veda a divulgação de qualquer tipo de bet em ginásios esportivos, busdoor, pontos de ônibus e em relógios de rua, além de prever campanhas educativas sobre os riscos dos jogos on-line.

De acordo com Adrilles, a popularização das apostas virtuais no Brasil tem gerado graves problemas sociais e econômicos e afetado, principalmente, a população mais pobre.

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O parlamentar chama a atenção para dados do Banco Central, que mostram que os brasileiros gastam cerca de R$ 30 bilhões por mês com a modalidade de jogo, e uma boa parte vem de programas sociais.

“As pessoas estão se viciando, se endividando e gastando até a ajuda que recebem do Estado. E, num extremo e em meio ao desespero, cometem suicídio. É preciso fazer algo para coibir essa loucura toda”, afirmou o parlamentar.

A proposta também prevê que o Executivo Municipal realize campanhas de conscientização em escolas, nas redes sociais, em eventos esportivos e até em vias públicas contra as bets.

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“Temos de proibir em São Paulo essa publicidade toda de jogatina virtual, uma vez que casas de apostas são agressivas na propaganda e, muitas das vezes, utilizam influenciadores, celebridades e atletas para motivar jovens e adultos a jogarem”, defendeu.

Pauta nacional

O Senado Federal criou, no fim do ano passado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das bets, para investigar como o crescimento das casas de apostas digitais impacta o orçamento das famílias brasileiras e se há indícios de crimes financeiros ou publicidade irregular.

Ao todo, 18 influenciadores já foram convocados ou convidados para as oitivas da comissão, que tem duração prevista de 130 dias.

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