Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vira-lata caramelo tem até 90% menos chances de ser adotado | Felipe Cespedes/Instagram
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, na noite desta terça-feira (16/12), um projeto de lei que reconhece a expressão “vira-lata caramelo” como de relevante interesse cultural do estado de São Paulo. Agora, o texto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Continua depois da publicidade
Para o autor, o deputado estadual Rafael Saraiva (União Brasil-SP), o projeto nasceu da necessidade de dar visibilidade a um símbolo brasileiro que representa, ao mesmo tempo, afeto e abandono: o cão sem raça definida, popularmente chamado de “vira-lata”.
O parlamentar explicou que a proposta que, para além de um reconhecimento simbólico, reforça a necessidade de enfrentar o abandono de animais em São Paulo.
“Valorizar o caramelo é combater o preconceito estético, reduzir o abandono e promover a adoção. Não estamos apenas celebrando uma figura conhecida e querida pelo povo brasileiro. Estamos reafirmando uma causa que há anos defendemos com seriedade e compromisso”, afirmou.
Continua depois da publicidade
O cão com essas características se tornou um símbolo nacional nos últimos anos, principalmente por memes na internet que reforçam o caramelo como um símbolo que permeia o imaginário geral. Segundo Saraiva, porém, 81,5% dos animais abandonados no Brasil são cães, e a maioria deles é sem raça definida.
O caramelo tem até 90% menos chances de ser adotado. “O abandono tem rosto, e esse rosto é caramelo. Ao transformar esse símbolo em interesse cultural do Estado, damos luz a um problema que é real, cotidiano e urgente”, afirmou Saraiva.
Conhecido pela causa dos animais, Saraiva é autor de outras propostas sobre o tema. Entre elas está a Lei das Correntes, que proibiu a manutenção permanente de animais acorrentados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade