X

Saúde

SUS amplia distribuição de canetas de insulina para pacientes com diabetes a partir de 45 anos

Campanha Caneta da Saúde entra em seu segundo ano com o objetivo de divulgar a disponibilidade e os benefícios do dispositivo

Da Reportagem

Publicado em 08/06/2022 às 16:49

Atualizado em 08/06/2022 às 16:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Caminhão da Saúde visitará 20 municípios em 2022. Primeira parada será em Belo Horizonte (MG), entre os dias 10 e 11 de junho / Divulgação

Com a divulgação da Nota Técnica No 169/2022, o Ministério da Saúde estabeleceu a ampliação da faixa etária de pacientes com diabetes tipo 1 e 2 que poderão ter acesso gratuito à caneta de insulina disponibilizada pelo SUS. Agora, adultos a partir de 45 anos podem receber o medicamento nos postos ou nas unidades básicas de saúde (UBS), desde que tenham indicação e receita médica. A partir dessa Nota, 70% dos pacientes com indicação de insulina humana terão acesso à caneta e, em 2023, a previsão é atender 100% das pessoas que precisam do medicamento.

A caneta preenchida com insulina é considerada um dos métodos mais eficazes e seguros para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2. Para disseminar a informação sobre a disponibilidade do medicamento, a campanha Caneta da Saúde retorna em 2022 com ativação no dia 10 de junho, em Belo Horizonte (MG).

A iniciativa é fruto da parceria entre a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Novo Nordisk, empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes, obesidade e outras doenças crônicas graves.

De acordo com a diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar, a continuação da campanha é essencial, especialmente em um momento em que a prevalência do diabetes cresce no mundo inteiro. "Somente no Brasil, mais de 16 milhões de pessoas convivem com a doença.1 Em 2021, a campanha Caneta da Saúde levou informação e educação a quase 45 milhões de pessoas e, com a expansão das ações este ano, esperamos ir além", explica.

Caminhão da Saúde

Como parte da campanha, o Caminhão da Saúde vai percorrer 20 cidades, de dez estados brasileiros, levando não apenas a informação sobre a disponibilidade da caneta, mas atividades interativas, como aulas de dança, game sobre alimentação saudável e um mini estúdio para criação de conteúdo e compartilhamento nas redes sociais.

A primeira parada do caminhão será Belo Horizonte (MG). Nos dias 10 e 11 de junho, o veículo ficará no estacionamento do Minas Shopping - localizado na Av. Cristiano Machado, 400 -- das 9h às 17h. Na sequência, visita as cidades de Salvador (BA), Mossoró (RN), Fortaleza/CE, Brasília/DF, Campo Grande/MS, São José do Rio Preto/SP, entre outras.

Demais ações da campanha

Além do caminhão, a campanha conta com uma série de iniciativas, como hotposts disponibilizando wi-fi gratuito nas comunidades da Rocinha e Jacarezinho (RJ), Paraisópolis e Heliópolis (SP), Amaralina e Valéria (BA) (para utilizar a internet será preciso assistir ao conteúdo produzido sobre a campanha), gibis da Turma da Mônica personalizados sobre o diabetes, ativação com influenciadores digitais, Kwaizaço -- ação com influenciadores do aplicativo Kwai, filtro gamer para utilizar no Instagram e um jingle em vários ritmos, do pop ao sertanejo.

Em 2021, 27 cidades receberam a campanha. Foram, aproximadamente, 26.000 km percorridos e mais de 50 mil pessoas atendidas que tiveram a possibilidade de tirar suas dúvidas e entender os verdadeiros benefícios da caneta preenchida de insulina.

IMPORTANTE: Não haverá distribuição de canetas preenchidas de insulina no caminhão. O objetivo da campanha é divulgar os benefícios e a disponibilidade da caneta no SUS para pacientes, profissionais da saúde, familiares e cuidadores. A caneta está disponível para pessoas com diabetes tipos 1 e 2, preferencialmente até 19 anos e a partir de 45 anos. Mais informações estão disponíveis no site da campanha e nas mídias sociais: Instagram e Facebook

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

VIOLÊNCIA

Recém-nascido é encontrado morto dentro de lixeira no Interior

O corpo do bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exames que irão ajudar na investigação do caso

Seu Dinheiro

Veja os números sorteados na Lotofácil no concurso 3163, nesta quarta

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter