últimas notícias

Nova tendência leva cannabis com caviar

Realizada anualmente em San Francisco (EUA) no final de janeiro, a Winter Fancy Food Show é uma das maiores feiras do ramo da alimentação no mundo. Com mais de 2.400 expositores de 50 países, incluindo o Brasil, a Fancy Food Show dita tendências no setor. E, neste ano, os frutos do mar foram destaque. Inovador, um projeto desenvolvido pela Universidade da Califórnia criou a primeira fazenda para produção de caviar em cativeiro.

A criação em tanques do peixe esturjão (cujos ovos viram caviar) possibilita um consórcio inusitado que também viabiliza a colheita de alfaces, através do sistema hidropônico.

Outra tendência é a diversificação na oferta de frutos do mar em lata, como alternativa saudável, nutritiva e prática, especialmente para pessoas com estilo de vida aventureiro.

Essa produção se concentra em países como Itália, Portugal e Espanha, e consiste em mariscos, anchovas, polvos e caracóis marinhos temperados e embalados artesanalmente.

Mas, o que chamou mais atenção entre as tendências na culinária norte-americana para 2019 são os alimentos e bebidas com infusão de cannabis, erva que produz os canabinoides psicoativos da maconha.

Em pesquisa feita pela American Culinary Federation para a National Restaurant Association, 77% dos chefs ouvidos apontaram as bebidas com infusão de cannabis (CBD) como a tendência mais forte para 2019.

Ainda de acordo com a pesquisa, revelada pela revista eletrônica Seafood, quase 76% dos chefs norte-americanos indicaram a comida CBD como a segunda mais popular entre eles. Três dos 15 itens mais citados na enquete são salsichas e hambúrgueres vegetarianos.

Não tá fácil pra ninguém I.

Importadores admitem que o preço da salmão subiu 33% no Brasil em 2018. Motivo: dólar caro e proliferação de algas nas fazendas marinhas.

Não tá fácil pra ninguém II.

O salmão anda tão valorizado que cresceu o número de assaltos a caminhões que transportam o peixe pelas estradas do Chile, segundo maior produtor mundial da espécie. A associação da indústria de salmão do Chile indica 378 ocorrências em 2018 contra 353 em 2017. Mas o número pode ser maior, já que nem todas as vítimas relatam os roubos.

Não tá fácil pra ninguém III.

Mudanças climáticas globais têm aumentado a incidência de alagamentos nos bananais da Bolívia, um dos principais exportadores da fruta ao Mercosul. Para 2019 estão previstas novas inundações no país.

ICMS zerado. Desde 1º de fevereiro frutas, verduras e hortaliças embaladas ou resfriadas estão isentas de ICMS. Os vegetais podem estar ralados, cortados, picados, descascados ou lavados, mas não cozidos. Também não podem conter quaisquer outros produtos, mesmo que para conservação. A medida começou a ser discutida no governo Márcio França e vai beneficiar 50 mil agricultores do Estado.

Que país é esse?.

Trinta mil escolas rurais foram fechadas no Brasil entre 2002 e 2017. O levantamento foi feito pela Universidade Federal de São Carlos. E as crianças passaram a ter de se deslocar até a cidade mais próxima para poder estudar, com todo risco e desgaste provocado pelo deslocamento...

Filosofia do campo.

"Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer, quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz", Tom Jobim (1927/1994), maestro, compositor e cantor carioca.

Tops da Gazeta