últimas notícias

Serviços

Um dos trabalhos da dupla
Um dos trabalhos da dupla "Os Gêmeos"; exposição seguirá na Pinacoteca até o dia 3 de agosto de 2020
Foto: Reprodução

Pinacoteca realiza mostra da dupla 'Os Gêmeos'

Ao todo serão 60 obras, a maioria inéditas no Brasil, que ocuparão espaços internos e externos do museu; abertura está prevista para 28 de março

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e o Bradesco apresentam, de 28 de março a 3 de agosto de 2020, a exposição OSGEMEOS: Segredos, primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo (São Paulo, 1974). Com mais de 60 trabalhos, sendo cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no País, desse rico imaginário, a exposição contribui para a expansão do entendimento das relações entre arte e urbanidade, reflexão que marca o ano de 2020 na Pinacoteca.

Os visitantes poderão apreciar pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções, desenhos e cadernos de anotações. Esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão de seu surgimento. Ao todo, serão sete salas de exposições do primeiro andar, um dos pátios, diversos espaços internos e externos, além de uma instalação concebida especialmente para o Octógono.

TRABALHOS

Otávio e Gustavo sempre tomaram o espaço urbano como lugar de vivência e de pesquisa desde o início de sua produção, em meados da década de 1980. Os artistas paulistanos partiram de uma forte imersão na cultura hip hop, que havia chegado ao Brasil no momento em que os irmãos começaram a produzir, e da influência da dança, da música, do muralismo e da cultura popular para desenvolver um estilo singular, com atmosfera alegre, que acabou se tornando um emblema dos espaços urbanos pelo Brasil e pelo mundo.

Seus trabalhos contam histórias - às vezes autobiográficas - cujas tramas envolvem fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida.

OSGEMEOS: Segredos

• Curadoria de Jochen Volz

• Abertura: 28 de março - sábado, às 11h

• Visitação: de 28 de março a 3 de agosto de 2020

• De quarta a segunda, das 10h às 18h

• Ingressos: R$ 15 (entrada); R$ 7,50 (meia-entrada para estudantes com carteirinha)

Tops da Gazeta