últimas notícias
Porto de Galinhas
Porto de Galinhas
Foto: Ministério do Turismo

Os destinos mais quentes

Praias, sol e calor fazem de Salvador, Fortaleza e Porto de Galinhas, no Nordeste, os preferidos do verão

Que o Nordeste tem uma geografia de dar inveja ninguém discute - e que é um destino muito procurado nesta época do ano. Mas uma pesquisa da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), divulgada recentemente, comprova o que se sabe na prática. As capitais Salvador (BA) e Fortaleza (CE), e a praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE) são os destinos mais procurados na alta temporada.

Essas cidades já mantinham o topo das preferências nacionais desde 2018, e os motivos são, claro, a combinação sol - praia - calor. A pesquisa ainda levantou que 82,5% dos turistas passam entre cinco e nove dias nos destinos escolhidos - tempo suficiente para aproveitar as maravilhas dessas cidades.

Não é à toa que a combinação calor e praia é a campeã entre os brasileiros. O estudo também mostrou que, no exterior, o estado da Flórida, nos Estados Unidos, e a mexicana Cancún estão no topo da preferência dos turistas. Estes foram os locais fora do Brasil que mais receberam visitantes daqui.

Salvador foi a primeira capital do Brasil. Sua geografia não se limita às praias. A cidade é dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, e ambas têm suas atrações turísticas. Na Alta está o centro econômico da cidade e o famoso Pelourinho, que fica na parte mais antiga de Salvador. É lá que estão um dos maiores conjuntos de igrejas em estilo barroco das Américas, além do casario antigo da época colonial. A parte alta é ligada à baixa por várias vias terrestres e pelo Elevador Lacerda, que também é um ponto turístico. É na Cidade Baixa que está a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo e a Igreja de Nosso Senhor do Bomfim.

Fortaleza leva o nome por ter sido um dos pontos mais fortificados do litoral à época da colonização portuguesa. A capital cearense recentemente se tornou um polo industrial, mas é o turismo que mais movimenta a economia, e não é para menos. As praias do Futuro e Iracema são procuradas por turistas brasileiros e europeus, e a cidade conta também com o parque aquático Beach Park e o Fortal, considerado a maior micareta, ou o carnaval fora de época do Brasil.

Porto de Galinhas faz parte da cidade de Ipojuca, em Pernambuco. Era lá que escravos chegavam ao Nordeste de forma ilegal, escondidos embaixo das gaiolas de galinhas d'Angola, daí o nome. Suas águas mornas e transparentes são um convite à contemplação, por parte de brasileiros e estrangeiros que visitam a região - não à toa, foi considerada, por muitos anos, como a praia mais bonita do Brasil. Sem sombra de dúvida.

Passeio tranquilo

A infraestrutura hoteleira de Salvador, Fortaleza e Porto de Galinhas é robusta. Hotéis, resorts e pousadas, para vários bolsos e estilos, atendem a todos os perfis de turistas que buscam uma paisagem de encher os olhos e boas lembranças. Mas, mesmo assim, faça as reservas com antecedência, especialmente se você viajar na alta temporada.

A capital baiana conta com o Salvador Bahia Airport, principal porta de entrada aérea do estado e recebe 11 milhões de passageiros por ano. A duração da viagem aérea entre São Paulo e Salvador leva pouco mais de 2h, e há serviços de táxi, ônibus e transfer que levam ao centro da capital.

O Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins recebe quase 7 milhões de passageiros por ano. O voo São Paulo-Fortaleza leva cerca de 3h30, e o aeroporto também conta com estrutura para receber o passageiro, bem como uma rede de transporte terrestre, já que o aeroporto está bem no meio da capital cearense.

Já o acesso a Porto de Galinhas é feito via Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, e saindo de São Paulo, são três horas de voo. De lá, o turista pode ir de ônibus, táxi ou carro alugado por cerca de 60 km até chegar a Ipojuca e, na sequência, seguir viagem até Porto.

Tops da Gazeta