Covid: OMS alerta para tendência crescente de mortes

A maior preocupação em relação à pandemia no momento é a tendência crescente de mortes, que têm aumentado pela sexta semana consecutiva, diz líder da OMS

Cemitério da Vila Formosa, na zona leste da Capital

Cemitério da Vila Formosa, na zona leste da Capital | /Bruno Rocha/Fotoarena/Folhapress

A maior preocupação em relação à pandemia no momento é a tendência crescente de mortes por Covid-19, que têm aumentado pela sexta semana consecutiva, disse a líder técnica da resposta à crise sanitária da OMS (Organização Mundial da Saúde), Maria Van Kerkhove. Na semana passada, foram registradas 75 mil mortes pela doença ao redor do globo.

Continua após a publicidade

Kerkhove destacou que a ômicron é a variante predominante globalmente no momento, superando a delta. Em sessão sobre perguntas e respostas ao público, a líder afirmou que “se continuarmos com o número alto de casos como agora, há maiores chances de novas cepas”.

“Na semana considerada a pior da pandemia, foram registradas 110 mil mortes. Agora, estamos em 75 mil por semana. Não é um caminho muito longo até lá”, disse o diretor executivo da OMS, Michael Ryan.

Ryan chamou a atenção para o fato de que o número de mortes por covid-19 está subindo, enquanto o de casos recua. Para o diretor, há duas possibilidades: as mortes podem ser resultados de infecções de semanas atrás ou a testagem caiu “consideravelmente” nos países.

Continua após a publicidade

Em apelo ao público, ambas as autoridades reforçaram a importância de que cada cidadão complete o esquema de vacinação.