Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao Governo de São Paulo, bateu o martelo e escolheu Márcio França (PSB) para ser o vice de sua chapa nas eleições de 2026. O PT confirmou a decisão manhã nesta quinta-feira (25/6).
A definição ocorreu após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro reuniu lideranças do PT e do PSB e selou o desenho da composição da chapa governista no estado.
Antes da decisão, o grupo avaliou nomes que estavam à disposição para a vaga de vice. Após a reunião, Haddad afirmou nas redes sociais que os três principais cotados se colocaram como opção e que a definição seria oficializada ao longo desta quinta-feira.
Definição da chapa em São Paulo
Além de Márcio França, que será o vice do governo em 2026, também participaram do encontro Geraldo Alckmin, Edinho Silva e João Campos. Todos estiveram no Palácio da Alvorada e posaram para fotos com camisas da seleção brasileira, em um gesto simbólico de unidade política.
Nos bastidores, a avaliação é de que a escolha de França fortalece a presença de Haddad no estado mais populoso do país. A leitura interna é de que a composição busca ampliar o alcance eleitoral da chapa dentro da estratégia nacional do governo Lula.
Senado na composição
A mesma articulação também definiu o desenho da chapa ao Senado. Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede) devem disputar as duas vagas pela coligação em São Paulo.
Tebet foi senadora pelo Mato Grosso do Sul e se mudou para São Paulo após deixar o Ministério do Planejamento. Já Marina, ex-senadora pelo Acre, construiu parte da carreira política no estado e voltou a ocupar o Ministério do Meio Ambiente no governo Lula.
Nos bastidores, a avaliação é de que a presença das duas ex-ministras fortalece a chapa e ajuda a consolidar a base de apoio de Lula no maior colégio eleitoral do país.
