A Polícia Federal (PF) realizou uma operação nesta terça-feira (6) contra uma organização de tráfico internacional de drogas que tinha como base o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Duas pessoas morreram durante um confronto com os agentes.
De acordo com a investigação, um dos homens que morreu já era indiciado por roubo e homicídio. O outro não tinha nenhuma passagem pela polícia. A Polícia Federal afirmou que “vai apurar as circunstâncias das mortes que aconteceram em Campinas, mas não deu detalhes sobre como eles aconteceram.
A “Operação Overload” contou com o apoio das polícias Civil, Militar, Rodoviária, Receita Federal e a corregedoria da Polícia Militar.
No total, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 35 de prisão temporária em São Paulo, Mato Grosso, Amazonas e Rio Grande do Norte. Um policial civil e um policial militar foram presos.
Investigação
De acordo com a investigação, a organização criminosa é integrada por brasileiros. Eles eram responsáveis pelo fornecimento de cocaína que seria exportada para a Europa. A investigação teve início em fevereiro, quando foram apreendidos 58 quilos de cocaína no aeroporto.
Após a apreensão, a Polícia Federal mapeou a rede criminosa e identificou as respectivas lideranças. Ainda de acordo com a investigação, funcionários e ex-funcionários terceirizados do aeroporto como vigilantes, operadores de tratores, coordenadores de tráfego, motoristas de viaturas, auxiliares de rampa, operadores de equipamentos também estão envolvidos no esquema.
