Cidades do Vale do Paraíba reforçam defesa civil com novas viaturas

Municípios receberam os veículos por meio de ação do governo do Estado

Novas viaturas de polícia

Novas viaturas de polícia | Governo de São Paulo

O governador de São Paulo entregou nesta quarta-feira (16) 100 viaturas da Defesa Civil Estadual para municípios paulistas, sendo parte delas destinadas a cidades da região do Vale do Paraíba. A remessa faz parte dos investimentos de R$ 40 milhões destinados à aquisição de veículos e equipamentos utilizados em atividades preventivas e de salvamento, em todo o estado.

Continua após a publicidade

“A Defesa Civil do Estado de São Paulo, que tem atuado não só aqui, como também tem socorrido e apoiado iniciativas diante de desastres e circunstâncias que fragilizaram a população do Estado do Rio de Janeiro, Sul da Bahia e Minas Gerais. É a Defesa Civil de São Paulo que tem procurado agir e apoiar”, disse Doria.

Continua após a publicidade

O aparelhamento das Defesas Civis é um compromisso de investimento da atual gestão com a modernização de toda a infraestrutura, tecnologia e equipamentos desses órgãos municipais. Além de viaturas, também foram adquiridos kits de Defesa Civil com motosserras, geradores, equipamentos de combate a incêndio, balsas infláveis, holofotes, lanternas, etc.

Continua após a publicidade

Serão contemplados, nesta etapa, os municípios de: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Ilha Comprida, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão Dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Expedito, Taciba, Tarabai, Teodoro Sampaio, Americana, Cubatão, Praia Grande, Santana de Parnaíba, Santos, Votorantim, Areias, Artur Nogueira, Caçapava, Caraguatatuba, Charqueada, Engenheiro Coelho, Limeira, Mairinque, Mauá, Mongaguá, Nova Odessa, Paraibuna, Pedra Bela, Piedade, Pinhalzinho, Piquete, Porangaba, Porto Feliz, Ribeirão Grande, Salto, Santo André, Serra Negra, Silveiras, Socorro, Tapirai, Taubate, Tiete, Águas de Lindóia, Amparo, Arapeí, Araras, Arujá, Bananal, Barra Do Turvo, Barueri, Bertioga, Biritiba Mirim, Bom Jesus Dos Perdões, Bragança Paulista, Canas, Capivari, Carapicuíba, Cordeirópolis, Cruzeiro, Cunha, Embu Das Artes, Espírito Santo Do Pinhal, Guaratinguetá, Hortolândia, Iguape, Ilhabela, Indaiatuba, Ipeúna, Iporanga, Itanhaém, Itapetininga, Itapevi, Itapirapuã Paulista, Itariri, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jambeiro, Jandira, Joanópolis e Jundiaí.

Continua após a publicidade

Equipamentos

Continua após a publicidade

A Ação de Aparelhamento foi iniciada em 2020 pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. No primeiro ano do projeto, contou com aporte de aproximadamente R$ 5 milhões e beneficiou 33 municípios. Em 2 anos, com investimentos de R$ 40 milhões, foram beneficiados 275 municípios paulistas, que receberam 320 viaturas (4×4 e 4×2) e aproximadamente 7 mil itens, entre equipamentos e materiais.

Continua após a publicidade

Os recursos são direcionados à Casa Militar (Defesa Civil do Estado), o que garante uniformidade nas compras e economia de escala. Os equipamentos são entregues aos municípios mediante formalização de convênio.