Com o objetivo de celebrar os diferentes corpos que existem e retratar deficiências sem estigmas, o Lunetas, espaço dedicado à reflexão sobre as infâncias brasileiras, convidou a ilustradora Paloma Santos, que tem uma deficiência congênita que a levou a usar cadeira de rodas já na vida adulta, para desenhar sete representações de famosos personagens infantis, para retratar como seriam caso fossem PCDs.
A ilustradora teve como inspiração personagens como a Luna, do desenho animado ‘O Show da Luna’; a princesa Jasmine, da animação ‘Alladin’; Naruto Uzumaki, do anime ‘Naruto’; Peter Parker, de ‘Homem-Aranha’; Mirabel Madrigal, de ‘Encanto’; Bita, de ‘Mundo Bita’, e a princesa Elsa, de ‘Frozen’.
De acordo com Raquel de Paula, gestora do Lunetas, a representatividade é essencial para que as crianças possam sonhar em ser o que quiserem.
“Por muito tempo, a única maneira que pessoas com deficiência eram retratadas na mídia era reforçando a lógica capacitista, que busca padronizar todos os corpos. Passou da hora de mudarmos isso: representatividade importa”, afirma.
Para baixar e imprimir as artes para colorir com os pequenos, basta clicar neste link.
Criado em 2018, com o apoio do Instituto Alana, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Lunetas nasceu com o principal objetivo de ser um espaço de informação e reflexão sobre as múltiplas infâncias, colocando a criança como um sujeito pleno de experiências e direitos. Atualmente, são mais de 700 mil seguidores no Facebook, 30 milhões de visualizações no site, 94 mil seguidores no Instagram e 500 mil visualizações no YouTube; além do apoio de instituições como ONU, Unicef e Greenpeace. O Lunetas tem parceiros como Porvir e A Taba, e colunistas como Alexandre Coimbra Amaral, Viviana Santiago, Juliana Prates, Renato Noguera e Mariana Rosa.
