A semana iniciou quente, abafada e essa deve ser a sensação dos próximos dias para São Paulo. A onda de calor que se instalou sobre o Brasil deve persistir até o dia 20 de setembro e a semana será marcada por temperaturas extremamente elevadas no País.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a expectativa é de um início de semana com predomínio de sol e temperaturas acima da média para o mês de setembro. As temperaturas podem superar os 33°C na Capital.
Onda de calor no Brasil
Segundo o Climatempo, a onda de calor de setembro de 2020 foi mais severa, mas neste mês poderão ser observadas temperaturas de até 44°C em alguns pontos de Mato Grosso e também de Mato Grosso do Sul.
O calor em torno dos 40°C também deve ocorrer em áreas do interior do Maranhão, Piauí, no oeste da Bahia, em estados como Tocantins, Pará, no oeste e norte de Minas Gerais, no extremo norte e oeste de São Paulo e no norte/noroeste do Paraná.
Segundo a Defesa Civil, nesta segunda (9), também há oito focos ativos de incêndio e 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas.
Previsão semanal
O tempo para esta semana na capital paulista continua seco e com umidade abaixo dos 30%, segundo o CGE.
A terça-feira (10) segue com sol, calor, baixos índices de umidade e formação de névoa seca. As temperaturas permanecem acima da média para a época do ano.
Já na quarta-feira (11) o tempo segue seco e ensolarado com chance de formação de névoa seca na Grande São Paulo. A sensação de calor para a época do ano persiste e os termômetros podem superar os 33°C.
Confira as mínimas e as máximas para os próximos dias na capital paulista:
Terça-feira:
- Mínima: 19°C
- Máxima: 33°C
Quarta-feira:
- Mínima: 20°C
- Máxima: 34°C
