Publicidade

X

EVENTO

III Expo Internacional Dia da Consciência Negra terá shows de Baco Exu do Blues e Vanessa da Mata

O evento, promovido pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), acontece de 18 a 21 de novembro no Memorial da América Latina

Da Reportagem

Publicado em 17/11/2023 às 09:36

Atualizado em 17/11/2023 às 09:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Vanessa da Mata e Baco Exu do Blues / Divulgação

A III Expo Internacional Dia da Consciência Negra é um dos maiores eventos do Brasil e do mundo no enfrentamento do preconceito racial. Em sua terceira edição, o evento será realizado entre os dias 18 a 21 de novembro, das 10h às 22h, no Memorial da América Latina, zona oeste da capital paulista.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neste ano, a Expo tem como tema “Uma lei, muitas lutas”, em referência aos 20 anos da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). E assim como nas edições passadas, a III Expo terá palestras com convidados nacionais e internacionais e exposições temáticas, permitindo a interação com o público.

Além disso, haverá apresentações musicais todos os dias. Na programação estão incluídos shows de grandes nomes da música brasileira, como Mc Don Juan, Bom gosto, Pedindo Bis, Vanessa da Mata, Anderson Tobias, Mumuzinho, Baco Exu do Blues, além de uma feira de afroempreendedores, que oferece produtos e serviços ligados à cultura negra. E o Instituto Global Attitude (IGA), organização não governamental que atua na promoção da cidadania global, da diversidade e da inclusão, é o responsável pela curadoria do evento, ou seja, pela organização dos temas e das mesas de debate, além da gestão, contratação e acompanhamento de todos os palestrantes.

“Temos uma sociedade na qual o racismo estrutural permeia. Então, espero que a Expo continue destacando a importância da igualdade racial, celebrando a diversidade cultural e avançando na luta contra o racismo. Esse evento é uma das muitas formas de trabalhar com a educação racial, uma vez que ele possui um potencial enorme de conscientização. E como responsável pela curadoria do evento, espero que o IGA proporcione uma exposição impactante e educativa sobre a conscientização racial”, afirma Rodrigo Reis, diretor-executivo do IGA.



Serão quase 50 convidados nacionais e internacionais a palestrar, todos com um objetivo, abordar temas como educação antirracista, economia criativa, saúde mental, feminismo negro, afrofuturismo, entre outros. Todas as atividades são gratuitas e têm transmissão online pelo YouTube.

Vale lembrar, que a SMRI é quem conduz a política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, lançada em 2021 pela prefeitura da cidade - em uma parceria das Secretarias Municipais de Relações Internacionais e de Educação - com o objetivo de conscientizar e estimular o engajamento da população no combate ao racismo. A SMRI é parceira do IGA na realização do evento, que faz parte das ações do Núcleo de Educação Étnico-racial (NEER), vinculado à Secretaria de Educação (SME).

Serviço:

Data: 18, 19, 20 e 21 de novembro.
Horário: das 10h às 22h.
Local: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.
Entrada: Precisa inscrição, que pode ser feita pelo aplicativo ou pelo site do “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”.
Site: https://farolantirracista.sp.gov.br/

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EVENTO EM TABÕAO DA SERRA

15ª Corrida do Trabalhador fecha inscrições no fim de abril em Taboão da Serra

Inscrições ficarão abertas até o dia 28 de abril; corrida acontecerá no dia 1° de maio

ELEIÇÕES 2024

Nunes vence Boulos e Tabata em eventual 2º turno, revela Badra

Pesquisa mostra que atual prefeito venceria tanto Boulos quanto Tabata em um eventual segundo turno na Capital

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter