Com motores de dois cilindros de 900 cc ou 1.200 cc, a família Bonneville da Triumph se propõe a combinar a precisão britânica com uma abordagem despreocupada. Em fevereiro, a marca inglesa anunciou, de uma só vez, seis modelos atualizados da linha 2021 da Bonneville. As versões T120, T120 Black, T100, Street Twin, Speedmaster e Bobber receberam incrementos na engenharia, no desempenho, manuseio, estilo e detalhamento. Além das seis versões, há uma edição limitada da Street Twin chamada Gold Line, com apenas mil unidades disponíveis. Não há previsão sobre o desembarque dos novos modelos no Brasil.
Nas Bonneville T120 e T120 Black, o motor bicilíndrico paralelo High Torque da 1.200 cc foi atualizado. Não houve aumento na potência (80 cavalos a 6.550 rpm) ou no torque (10,7 kgfm a 3.500 rpm). Um virabrequim mais leve e eixos de embreagem e balanceadores aprimorados reduziram a inércia, aumentaram a resposta do acelerador e contribuíram para a economia de peso geral de sete quilos. Também influenciaram na redução do peso os aros das rodas de alumínio. O controle de cruzeiro é novo e tem uma configuração de um botão no lado esquerdo do guidão, enquanto os dois modos de pilotagem, “Road” e “Rain”, foram aprimorados e os relógios duplos receberam um novo mostrador “3D premium”. Como o nome indica, a T120 Black vem com detalhes escurecidos, como os aros das rodas e as tampas do motor. Ambas as versões custam 10.800 libras, ou R$ 84.200
Na T100, houve aumento de 18% na potência do bicilíndrico paralelo de 900 cc, agora de até 65 cavalos em 7.400 rpm. Embora o torque permaneça em 8,15 kgfm, ele chega um pouco mais tarde a 3.750 giros, em vez das 3.230 rpm anteriores. A T100 é baixa, estreita e elegante. O peso interno do motor mais leve contribui para a economia de quatro quilos. Ela vem ainda com um novo painel de instrumentos. A T100 é vendida na Inglaterra por 9.100 libras esterlinas, ou R$ 71 mil.
Para quem não achar que as sete opções da Bonneville oferecem diversidade suficiente, a Triumph oferece um portfólio de trezentos e vinte acessórios oficiais para personalizar os modelos. (Edmundo Dantas / AutoMotrix)
