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Automotor
Teste foi realizado pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP)
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Instituição realiza teste de colisão em veículos vendidos na América Latina e Caribe | Divulgação/Latin NCAP
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) é uma instituição independente, sediada no Uruguai, que realiza testes de segurança em carros e avalia a proteção aos ocupantes em caso de colisão.
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Seus testes revelam como os veículos se comportam e protegem os passageiros quando se chocam em situações como impacto frontal, impacto lateral e chicotada cervical (whiplash). Além disso, classifica a proteção a pedestres, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e impacto lateral de poste.
O teste também dá uma nota final para a segurança do carro que vai de zero (menos seguro) a cinco estrelas (mais seguro).
Um carro da Citroën lançado recentemente no Brasil foi mal na prova e, após aproveitamento baixado nas categorias, foi classificado com zero estrelas.
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Uma das categorias do teste, o impacto lateral de poste sequer foi realizado, pois, segundo a Latin NCAP, no veículo falta proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, “que nem sequer é oferecida como opcional.”
A avaliação negativa foi feita para novo Citröen C3 Aircross, produzido no Brasil exclusivamente para o mercado nacional e sul-americano. Os testes foram feitos na versão de entrada do carro, que tem modelo de sete lugares.
Segundo a entidade, o impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto demonstrou riscos de lesões aos ocupantes e o teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto.
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A Latin NCAP informou que durante o teste a maioria dos sistemas de retenção infantil, testados na instalação, falharam.
Também verificaram que não é possível desativar o airbag do banco do passageiro dianteiro ao colocar um dispositivo infantil voltado para trás.
A entidade ainda se queixa que o C3 Aircross não oferece Sistemas de Assistência à Velocidade, como padrão. Não menos importantes, os Sistemas de Suporte de Pista e Frenagem Autônoma de Emergência tanpouco são oferecidos, nem mesmo como opcionais.
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Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, se disse decepcionado com o desempenho carro nos testes.
"Os engenheiros da Citroën e da Stellantis sabem muito bem como oferecer veículos com melhores recursos de segurança, mas, infelizmente, a decisão corporativa vai em uma direção diferente”, declarou.
A Gazeta procurou a Stellantis, dona da marca Citroën e também das marcas Fiat, Peugeot, Jeep, entre outras. Ela respondeu que "reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes". Confira a nota na íntegra:
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“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo.”
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