A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 14 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

O que fazer se seu carro começar a aquaplanar na chuva? Especialista explica

Perder o controle do veículo é um dos principais motivos de acidente em dias chuvosos

Adriano Assis

27/11/2024 às 16:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Dias chuvosos exigem mais cuidado por parte dos motoristas

Dias chuvosos exigem mais cuidado por parte dos motoristas | Mateus Andre/Freepik

Quem nunca planejou uma viagem, mesmo que de bate e volta para uma cidade próxima, e quando foi pegar o volante começou a chover? Neste caso, o trajeto, originalmente pensando com tempo seco, será feito com pista molhada. Nestas horas, é importante saber como dirigir com segurança

Continua depois da publicidade

“Em períodos chuvosos, os acidentes de trânsito aumentam em até 40%, justamente porque o motorista quer dirigir da mesma forma quando está com o sol e isso não é aconselhável”, diz Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis.

Ela conta que os maiores riscos de se pegar estrada com chuva é falta de visibilidade, excesso de velocidade e, principalmente, aquaplanagem.

O que é a aquaplanagem?

A aquaplanagem ocorre quando os pneus do carro perdem o contato com a pista, devido à formação de uma camada de água entre eles e o asfalto.

Continua depois da publicidade

Nestas horas, ensina a especialista, o motorista não pode pisar no freio. “Espere o carro centralizar novamente na pista e aí sim acelerar, se ele estiver acelerando e perceber uma pequena aquaplanagem, ele mantém uma aceleração baixa, sem forçar e sem pisar no freio”, reforça.

Muitos se assustam quando sentem que o carro perdeu o contato com o chão e pisam no freio. Isso faz o carro ficar desgovernado. É quando ocorre a colisão. Manter o volante firme é fundamental.

Ainda na garagem

Se você vai pegar estrada com chuva, antes de sair de casa já confira se você não cometeu nenhum erro na manutenção do carro, nos itens que valem para todo dia.

Continua depois da publicidade

Quando o tempo é chuvoso, outros itens precisam de cuidado especial. Segundo Luciana, o primeiro é o limpador de para-brisa. Veja se as palhetas estão em bom estado e com capacidade de gerar boa visibilidade.

Na sequência, olhe o reservatório de água do limpador de para-brisa para garantir que ele esteja abastecido. Veja se precisa calibrar os pneus e qual o estado dos equipamentos, ele precisa estar com a vida útil em dia.

Confira de todas as luzes externas estão funcionando normalmente: de farol, de freio, de seta e de neblina. Veja se o alinhamento da direção está correto. 

Continua depois da publicidade

A importância do ar-condicionado

Um item que passa despercebido é o ar-condicionado. Na chuva, o carro costuma trafegar com vidros fechados, por isso, é importante que o filtro do ar-condicionado esteja limpo e a carga do gás no nível certo.

“Muitos motoristas não sabem como regular os itens do ar-condicionado para desembaçar o carro, para refrigerar o carro, então é importante fazer uma consulta no manual do veículo de como utilizar esses itens que também são itens de segurança.

O desembaçador do carro, por exemplo, deve se verificar antes de pegar a estrada e não durante a condução”, reforça a especialista Luciana Félix.

Continua depois da publicidade

Para fechar, cuide com o sistema de freios, verificando como estão as pastilhas e também como está na parte de suspensão. Depois disso é hora de pegar estrada.

Dirigir na chuva

Com visibilidade menor, tempo maior para frenagem e riscos de derrapagens e aquaplanagem, a primeira dica é diminuir a velocidade. Ela não pode ser a mesma de um dia de sol.

Outra dica é cuidar com a distância para o carro da frente.

Continua depois da publicidade

“Gosto de dizer sempre que aos meus seguidores e aos meus clientes: manter uma distância do carro da frente, equivalente a de 3 carros, porque se você precisar fazer uma frenagem, você vai fazer isso com segurança”, afirma Luciana.

Também é preciso dirigir com farol baixo e não mexer no painel enquanto se está na direção. “Regular som de carro, ar-condicionado, altura do banco, encosto de cabeça ou regular retrovisores. É sempre importante fazer essas regulagens antes de pegar a estrada”, aponta.

Derrapagens

“Você não entra em uma curva falando assim: eu tenho que me preparar porque aqui eu vou ter uma mancha de óleo no chão ou vai ter um situação na estrada ao qual o carro vai derrapar. Então é importante você dirigir com segurança.”

Continua depois da publicidade

Isso significa, segundo ela, respeitar a velocidade recomendável da via, fazer a manutenção do carro e manter distância segura do veículo da frente. 

É hora de parar?

Uma dúvida que muitos motoristas demonstram é saber quando é hora de encostar em algum lugar, durante uma chuva forte, e quando seguir viagem. 

Para Luciana, se a quantidade de água na pista for grande e a paleta estiver com dificuldade de garantir boa visibilidade, o melhor é encostar e esperar a chuva diminuir um pouco.

Continua depois da publicidade

“A hora de parar é quando você não se sente seguro em continuar a condução de forma clara para o motorista”, finaliza. 

Tomando os devidos cuidados, o motorista diminui a chance de entrar para as estatísticas de acidente de trânsito.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados