Publicidade

X

INPE

Mourão culpa ‘opositor’ por divulgar dados negativos sobre queimadas

Sem provas, vice-presidente diz que algum opositor do governo no Inpe prioriza divulgar dados negativos sobre as queimadas na Amazônia

ALINE

Publicado em 15/09/2020 às 16:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Os incêndios na região do Pantanal cresceram 210% em 2020 / /Mayke Toscano/Secom MT

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta terça-feira (15) que algum opositor do governo no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prioriza divulgar dados negativos sobre as queimadas na Amazônia. Mourão, no entanto, não informou o nome do funcionário e não apresentou nenhuma prova.

De acordo com dados do Inpe, cujos número são abertos para consulta pública, nas duas primeiras semanas de setembro deste ano já foram registrados mais focos de queimadas do que todo mês de setembro de 2019. Até o dia 14 deste mês, foram 20.486 focos de queimadas contra 19.925 no mesmo mês do ano passado.

Mourão disse que o governo está “no campo combatendo isso aí”, se referindo às queimadas, e os números “têm que melhorar”.

Na semana passada, Mourão já havia reclamado sobre os dados do Inpe após reportagem do “O Globo”, que mostrou que o instituto detectou que o número de focos de calor registrados na Amazônia entre 1º de janeiro e 9 de setembro deste ano foi o maior para o período desde 2010. O vice disse que o Inpe estava se contradizendo. O Inpe informou que não vai comentar as declarações do vice-presidente.

Leia mais 

Pantanal

O Pantanal vem sofrendo com as queimadas este ano. Segundo dados do Inpe, divulgados na segunda-feira (14), os incêndios na região do Pantanal cresceram 210% em 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. A região registrou 14.489 focos de calor este ano, contra 4.660 em 2019. O Pantanal já teve cerca de 15% de sua área devastada pelas chamas, segundo dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

 

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter