Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Moradores enfrentam crise de energia no Amapá há 16 dias | /Rudja Santos
Após o novo apagão que atingiu o Amapá, na noite desta terça-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quarta-feira (18) que a falha no fornecimento de energia no estado pode ter ocorrido no momento da "energização" de uma linha de transmissão.
Continua depois da publicidade
Em nota, a ONS disse que a energização da linha Santa Rita - Equatorial pode ter levado a uma sequência de desligamentos de um transformador da subestação Macapá e da hidrelétrica Coaracy Nunes, o que gerou a falta de luz. Segundo o Operador, a normalização do fornecimento ocorreu na madrugada desta quarta, à 1h04, porém não significa o fim das restrições elétricas no estado.
Apesar disso, a causa do novo apagão ainda está sendo investigada.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
O Amapá sofre com a falta de energia desde o dia 3 de novembro, depois que um incêndio atingiu a principal subestação do estado. O apagão deixou 13 dos 16 municípios do estado sem fornecimento de energia. Atualmente, as cidades atingidas pelo apagão, têm cerca de 80% da capacidade de fornecimento, segundo informou nesta quarta-feira o Ministério de Minas e Energia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade