Publicidade

X

TERCEIRA IDADE

Pandemia diminui a renda de quase metade dos idosos

Segundo pesquisa da Fiocruz, mais de 50% dos idosos trabalhavam antes da pandemia; outro levantamento revela que 59% dos idosos deixaram de comprar remédios por falta de dinheiro

Gladys Magalhães

Publicado em 06/04/2021 às 14:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Segundo o levantamento, a renda familiar foi menor que um salário mínimo para 31,9% dos idosos / /BRUNO MARTINS/UNSPLASH

Além de ser o grupo mais vulnerável à transmissão e complicações da Covid-19, a pandemia também tem impactado negativamente a saúde financeira dos idosos brasileiros. Segundo levantamento realizado pela Fiocruz, 47,1% dos domicílios de idosos apresentou redução na renda durante a pandemia, sendo que entre aqueles que trabalhavam sem carteira assinada, a diminuição de renda ocorreu em 79,8% dos lares.

De acordo com o levantamento, realizado em parceira com cinco universidades do Brasil, e divulgado na última quarta-feira (31) pela Agência Bori, a renda familiar foi menor que um salário mínimo para 31,9% dos idosos. Além disso, 23,6% dos 9.173 entrevistados relataram forte redução e, até mesmo, ausência de renda durante a pandemia.

Boa parte ainda trabalha
O estudo revelou ainda que, apesar da idade, mais de 50% dos idosos brasileiros trabalhavam antes da pandemia. Desses, 42,1% sem vínculo empregatício.

“O aumento da crise econômica desde 2015, a perda de renda familiar, pensões insuficientes, o alto custo dos medicamentos, o desemprego dos filhos e a responsabilidade com os netos são algumas das razões que forçam os idosos a continuarem trabalhando, inclusive depois de aposentados. Na pandemia, só políticas de proteção social e o apoio de programas, como o de renda mínima, permitirão proteger idosos e seus dependentes da fome e da grande vulnerabilidade”, analisa Dalia Elena Romero, principal autora do estudo.

O trabalho entre a população idosa também acabou por influenciar a adesão do grupo às medidas de contenção de propagação do coronavírus. Um total de 12,2% dos entrevistados admitiu não ter aderido ou aderido pouco ao distanciamento social, percentual que subiu para 66,6% dos que continuaram trabalhando.

Por fim, a pesquisa revelou ainda que metade dos idosos está se sentindo solitária por conta do distanciamento de familiares e amigos durante a pandemia, percentual que é ainda maior entre as mulheres, que também relataram mais a sensação de tristeza e depressão no período.

Para a pesquisadora, o fato da solidão e tristeza serem mais acentuados nas mulheres pode ter relação com a sobrecarga de cuidado do ambiente domiciliar durante a pandemia e, também, com a vulnerabilidade econômica que elas enfrentam. “Essa vulnerabilidade, que é bem maior entre mulheres do que homens, pode levar ao sentimento de ansiedade em períodos em que há um aumento do desemprego e da pobreza.”

Leia Mais

Mais de 150 profissionais de saúde já morreram de Covid-19 em SP

Pandemia aprofunda dificuldades das mulheres no mercado de trabalho

Sem dinheiro para remédios
Outro estudo, dessa vez da Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácia (Febrafar), comprova que a situação dos idosos está cada vez mais difícil durante a pandemia.

De acordo com o levantamento, no período, 59% dos brasileiros com mais de 60 anos já deixaram de comprar remédios por falta de dinheiro.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter