últimas notícias
Vacina da AstraZeneca produzida pela Fiocruz
Vacina da AstraZeneca produzida pela Fiocruz
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

1,7 milhão de doses de Astrazeneca são liberadas para distribuição

Após 2 semanas sem distribuição, Fiocruz libera 50 mil doses para o Estado do Rio de Janeiro e as demais irão para almoxarifado do Ministério da Saúde

A Fiocruz voltou a distribuir novos lotes da Astrazeneca, após duas semanas. O total de doses distribuídas são de 1,7 milhões, porém 50 mil delas ficarão no estado do Rio de Janeiro, as outras irão para o centro de distribuição designado pelo Ministério da Saúde, para distribuir aos outros estados, mas não há previsão de chegada aos postos de saúde.

A falta de doses fez a cidade de São Paulo aplicar 2º dose da Pfizer para completar a imunização. O ingrediente farmacêutico (IFA) produzido na China não chegou no prazo informado.

"Enquanto a Fundação Oswaldo Cruz não tiver a sua produção de IFA inteiramente aqui no Brasil, nós vamos continuar dependendo das entregas que a AstraZeneca realizar de IFA aqui no Brasil, que será então ser envasado. Houve um atraso na entrega do IFA brasileiro pela Fiocruz, porém nós ainda temos que discutir quantidades, porque a capacidade de produção tanto do Butantan quanto da Fiocruz ainda será insuficiente para suprir as necessidade de um país de 210 milhões de brasileiros (...) Faltam políticas públicas para produção da quantidade de vacinas que nós precisamos ter no Brasil", diz o médico sanitarista Gonzalo Vecina ao G1. 

Comentários

Tops da Gazeta