X

Brasil

Casamento pós-pandêmico: busca por serviços de eventos cresce 67% em trimestre

Demanda reprimida gerou procura, mas inflação fez casais adaptarem o casório

Da Reportagem

Publicado em 30/05/2022 às 10:47

Atualizado em 30/05/2022 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A retomada aquece o setor e enche, em especial, a agenda de maquiadores, prestadores de serviços de buffets, fotógrafos, motoristas, decoradores, cantores, bandas, recepcionistas e cerimonialistas / RuthBlack

Após uma espera de quase dois anos, muitos casais finalmente conseguiram dizer "Eu aceito!" e formalizar o casamento. Além da felicidade do casal e dos seus convidados, outro grupo feliz em ver a retomada dos eventos são os profissionais da área. A retomada aquece o setor e enche, em especial, a agenda de maquiadores, prestadores de serviços de buffets, fotógrafos, motoristas, decoradores, cantores, bandas, recepcionistas e cerimonialistas; tanto que esses foram os serviços mais demandados pelos noivos no primeiro trimestre de 2022, segundo o GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2021, o profissional que mais viu a demanda crescer foi o motorista, com um aumento de mais de 290% de procura. Em seguida, há os maquiadores, que perceberam a busca aumentar 97%. Os cerimonialistas e recepcionistas fecharam a agenda com rapidez diante do crescimento de 85% no número de pedidos. Também não sobrou muito espaço na agenda dos prestadores de serviço que oferecem o serviço de buffet completo, pois o volume de solicitações avançou 71%. Já os pedidos para fotógrafos cresceram 51%, enquanto os focados em bandas e cantores aumentaram 50%. Por fim, a quantidade de clientes interessados nos serviços dos decoradores cresceu 24%.

"Em suma, houve um aumento de 67% na busca por serviços relacionados à casamentos no primeiro trimestre", comenta Sandya Coelho, Diretora de Comunicação do GetNinjas. "Ao analisarmos a demanda de forma mais aprofundada, é possível perceber que a pandemia e o seu impacto econômico fez com que os noivos se digitalizassem para prospectar orçamentos e adaptassem o casório para que o sonho coubesse no bolso", detalha a executiva.

Casamento pós-pandêmico = casamento econômico

De acordo com a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos), os preparativos para a festa de casamento podem custar até 30% mais do que antes da pandemia. Diante de tal cenário, influenciado pela alta demanda e pela inflação, os noivos vão cortando gastos, e até mesmo convidados. Segundo o GetNinjas, a demanda por buffet para festas de casamento de pequeno porte, que englobam de 30 até 100 convidados, dobrou no primeiro trimestre do ano.

Enquanto há casais que encurtam a lista de convidados, há outros que excluem a própria festa e a cerimônia religiosa. Em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, as solicitações com o termo "casamento civil" aumentaram 80% no GetNinjas; já o comparativo anual entre 2021 e 2020 revela que o crescimento dos pedidos com tal especificação foi de 71%. Em detalhes, os serviços mais demandados pelos noivos que se casaram no civil foram buffet completo e fotografia, sendo que a procura cresceu 117% e 77% no primeiro trimestre de 2022, respectivamente.

Entre os 47 mil fotógrafos cadastrados no GetNinjas, impactados pelo aumento na procura, há Luan Santos. O profissional, que atua na plataforma desde 2020, explica que conseguiu fechar negócio com todos os casais com os quais conversou e que, em tais pedidos, os cenários das fotos foram os cartórios civis. "As expectativas dos clientes nesse tipo de trabalho é diferente, é até mesmo um pouco menor, pois se trata de um registro rápido, mas quando olham as fotos, se apaixonam", explica o prestador de serviços.

A reação positiva dos consumidores abre novas portas para Luan, isso porque o profissional consegue fidelizar clientes e ser contratado ou indicado para outras oportunidades. "Indo além dos casamentos, tenho trabalhos que geraram outros, alguns com grande recorrência, inclusive", comenta o profissional.

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,1 milhões de profissionais cadastrados na plataforma, como manicure e pedicure, cabeleireiro, fotógrafo, buffet, cerimonialista, decorador, banda, entre outros. Para mais informações, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas, selecione a categoria desejada e detalhe o tipo de serviço que necessita, tudo de forma gratuita. Após isso, é só aguardar o contato de até quatro profissionais, que irão te procurar por meio do e-mail ou telefone que foi disponibilizado, para realizar a negociação diretamente com o especialista e escolher qual deles pode atender melhor a sua solicitação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CULTURA NA GRANDE SP

Taboão da Serra abre inscrições para o Conselho Municipal de Política Cultural

Inscrições devem ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo a partir desta segunda-feira (24); veja como participar

Futebol internacional e nacional

Confira agenda de jogos desta segunda-feira no futebol

Seleção brasileira estreia na Copa América contra a Costa Rica; confira também os confrontos da Eurocopa, Campeonato Brasileiro e Copa Paulista, e onde assistir ao vivo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter