Publicidade

X

DICAS

Fidelização de clientes é peça chave para crescimento e evolução de empresa

Pequenas e médias empresas precisam fidelizar seus clientes e manter uma base cada vez mais engajada

Da Reportagem

Publicado em 29/05/2023 às 20:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O primeiro passo é entender para quem você vende e estudar o comportamento do seu público-alvo / Cytonn Photography / Unsplash

O crescimento e a evolução de uma empresa não dependem apenas da aquisição de novos clientes. Mais importante do que conquistá-los, é necessário fidelizá-los. Em um mercado cada vez mais competitivo, manter o consumidor satisfeito é fundamental para a estratégia de qualquer negócio, afinal, isso impactará diretamente nos resultados. Para ajudar pequenas e médias empresas que desejam fidelizar seus clientes e manter uma base cada vez mais engajada, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, lista 5 dicas.

"Leia esta matéria também no Diário do Litoral".

ESCUTA.
O primeiro passo é entender para quem você vende e estudar o comportamento do seu público-alvo. Para isso, é essencial realizar pesquisas, testes e, principalmente, conversas com o consumidor final. Além disso, a equipe de atendimento precisa ser proativa e já antecipar o que pode se tornar uma dificuldade para o cliente, preparando soluções rápidas e acessíveis. 

COMUNICAÇÃO.
Uma das reclamações mais comuns no mercado é o obstáculo enfrentado para falar com determinada empresa ou marca, seja por conta da demora no atendimento, da falta de personalização ou de respostas automáticas. Para resolver essa questão, é importante que o cliente encontre facilmente uma maneira de se comunicar com a equipe, seja por telefone, e-mail ou chat, por exemplo. Além disso, formar um time com boas habilidades pessoais, com capacidade para resolução de conflitos, é essencial para não causar constrangimentos ao consumidor e, consequentemente, a perda desses clientes.

EXPECTATIVAS.
A empresa não deve esperar o consumidor dizer o que fazer para encantá-lo e fidelizá-lo, por isso, antecipe-se e supere as expectativas. É essencial ter um time preparado, envolvido e atualizado com as tendências do mercado. Clientes satisfeitos compram mais e indicam a sua empresa para outros potenciais clientes.

TRANSPARÊNCIA.
Errar é humano, mas é importante que a empresa saiba como admitir isso para os clientes quando acontecer. Obviamente, em todo negócio, há dias em que algumas coisas não saem como o planejado. Neste momento, é essencial mostrar o nível de maturidade e, em vez de negar a existência do problema, ou fingir que não pode fazer nada a respeito, admitir o que está acontecendo e, ao mesmo tempo, apresentar soluções. 

FEEDBACKS.
Não há dúvidas do quão importante é entender como as pessoas se sentem em relação aos produtos e serviços de determinada empresa. Por isso, oferecer pesquisas de satisfação e oportunidades de ouvir feedbacks de clientes é uma ótima maneira de evitar futuros problemas e garantir a retenção dos mesmos. Além disso, ao oferecer esse espaço, a empresa passa a mensagem de que se importa, fazendo com que o consumidor se sinta valorizado.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SEGURANÇA PÚBLICA

Sindicato protesta contra Derrite por exclusão da Polícia Civil de operação em SP

Presidente do sindicato dos delegados disse que decisão de Derrite de dar mais protagonismo à PM em detrimento à Polícia Civil pode 'fragilizar a estrutura policial'

Programa Jovem Aprendiz

Em busca do primeiro emprego? Empresa Raízen está com 240 vagas abertas

Interessados em se candidatar devem ter entre 16 e 21 anos; não é necessário ter experiência prévia

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter