X

ECONOMIA

Após alta do PIX, transações via DOC e TEC terminam hoje

Nesta quinta-feira encerram as operações que estavam agendadas até dia 29 de fevereiro

Yasmin Gomes

Publicado em 29/02/2024 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Nesta quinta-feira (29), o modelo de transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de existir após 40 anos de operação / Marcello Casall Jr/Agência Brasil

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Nesta quinta-feira (29), o modelo de transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de existir após 40 anos de operação. Desde o dia 15 de janeiro, as emissões e agendamentos já haviam sido encerrados, porém as transferências que estavam agendadas até o último dia de fevereiro ainda estavam sendo executadas.

Vai comprar um imóvel? Saiba as tendências do mercado para 2024

Além do DOC, está sendo encerrada a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só era concluída dois dias úteis depois.

Operações

Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.

Em número de transações, o DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.

SP libera pagamentos via Pix para emissão de CNH e registro de veículo 0 Km

Utilizada principalmente para transferência de grandes valores, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio dos recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada.

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

NESTA TARDE

Tarcísio de Freitas vai anunciar trens da Capital a Santos e ao Vale do Paraíba

Segundo apurado pela Gazeta, anúncios serão sobre a contratação de estudos para dois novos Trens Intercidades, com ligação da Capital a Santos e a São José dos Campos

Transportes

SPTrans abre Licitação para centralizar arrecadação bilionária do Bilhete Único

Empresa busca instituição financeira para gerenciar cerca de R$ 7,2 bilhões arrecadados anualmente com o Bilhete Único

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter