Publicidade

X
DOMINANDO AS CIDADES

Onças-pardas são flagradas rondando regiões urbanas de SP e Rio; assista

Esta espécie é considerada extinta há mais de um século na área litorânea do Rio

Publicidade

Onça-parda flagrada em SP / Reprodução

Onças-pardas foram flagradas por câmeras de segurança passeando por regiões urbanas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O caso mais recente aconteceu na quinta-feira (7) quando um destes felinos, também conhecidos como Pumas Concolor, apareceu atravessando uma avenida da cidade de Guararema, que fica a cerca de 70 km da capital paulista. 

No vídeo, é possível ver o animal andando tranquilamente pela avenida. Não havia tráfego de veículos no momento da aparição, o que deixou a onça à vontade para explorar a região. Após atravessar a via, ela sobre em uma região de gramado em relevo. Assista abaixo:

 

 

Outro caso intrigante aconteceu no Rio de Janeiro. Uma onça da mesma espécie foi avistada circulando pela cidade de Maricá, que fica na Região Metropolitana. Esta espécie é considerada extinta há mais de um século na área litorânea do Estado.

A suçuarana, como também é conhecida, é o segundo maior felino do Brasil, perdendo apenas para a onça-pintada. Ela não se deixa ser flagrada com facilidade e é arredia. No caso do animal filmado no Rio, foram câmeras instaladas pelo Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revimar) em setembro de 2021 que fizeram o registro.

"A presença desses predadores de topo de cadeia em nossas áreas protegidas é um bioindicador da qualidade das nossas florestas", afirmou o secretário de Cidade Sustentável de Maricá, Helter Ferreira. "Nosso município possui mais de 50% de seu território inserido em Unidades de Conservação e esse acostamento através do trabalho de monitoramento realizado pela Prefeitura de Maricá vem coroar nossas ações".

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Nicolas Vlavianos, que criou esculturas no Arouche e na Sé, morre aos 93 anos

Segundo sua filha, Myrine Vlavianos, o artista passou os últimos seis meses entre idas e vindas do hospital

Estado

Bairro de Santos é tema de livro de suspense policial: Encruzilhada

Obra fictícia é a terceira do autor. História traz eletrizante suspense envolvendo uma relação familiar conturbada, homicídios misteriosos e cenários do dia-a-dia da Baixada Santista

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software