VÍDEO: quebra-pau entre Janones e Nikolas Ferreira no Conselho de Ética

A oposição tentou derrubar o parecer apresentado por Boulos pelo arquivamento do caso contra o deputado

Janones troca empurrões com deputados no final da sessão do Conselho de Ética da Câmara

Janones troca empurrões com deputados no final da sessão do Conselho de Ética da Câmara | Reprodução/Tv Globo

Hoje (5) a sessão do Conselho de Ética da Câmara foi marcada por confrontos entre os deputados governistas e a oposição no plenário do colegiado. A confusão foi registrada em um vídeo. Veja abaixo:

Continua após a publicidade

A reunião aconteceu para analisar um processo contra o deputado André Janones (Avante-MG) suspeito de ter praticado “rachadinha”, ou seja, desvio de salário de funcionários do seu gabinete. O processo foi arquivado pelo colegiado.

Desentendimentos

Parlamentares de oposição se dirigiram a Janones aos gritos de “rachador” e “covarde”. Após alguns minutos em silêncio, ele reagiu. Foi para cima de Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC). Os parlamentares trocaram empurrões e insultos.

Em meio à confusão, a Polícia Legislativa precisou intervir e o deputado teve de deixar o plenário do colegiado escoltado.

Continua após a publicidade

A reunião foi marcada por outras discussões. O primeiro bate-boca iniciou com acusações de parlamentares contra assessores de deputados, que acompanhavam a sessão.

Esvaziamento do plenário

A deputada Jack Rocha (PT-ES) defendia o arquivamento, como ocorreu com processos relacionados a outros deputados. Ao mencionar um caso contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) que foi arquivado, a tensão se elevou.

Em meio a exaltação e pedidos para esvaziamento do plenário, os deputados Delegado Caveira (PL-PA) e Juliana Cardoso (PT-SP) se estranharam. Aos gritos, o deputado repetia à Juliana “comunista” e Juliana rebatia o chamando de “machista”.

Continua após a publicidade

O plenário foi esvaziado, por decisão do presidente do órgão, o deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil – BA), assessores, visitantes e jornalistas tiveram que deixar o local.

Processo contra Janones

A oposição tentou derrubar o parecer apresentado por Boulos pelo arquivamento do caso contra Janones.

Ele era alvo de uma denúncia, apresentada pelo PL, que pedia a sua cassação por possível quebra de decoro parlamentar. No documento que deu origem ao processo, aberto em dezembro, a sigla afirma que a prática era “repulsiva” e “eticamente deplorável”.

Continua após a publicidade

A representação fazia referência a uma mensagem de áudio onde o deputado mineiro diz a assessores que parte deles teria que devolver uma quantia do salário para abater um prejuízo na campanha eleitoral de 2016.

Em seu parecer, Boulos disse que o caso não deveria prosseguir por tratar de “fatos ocorridos antes do início do mandato” atual de André Janones. Na argumentação, utilizou um caso antigo do Conselho de Ética que envolvia o então deputado e hoje ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA).

À época, o órgão rejeitou a denúncia e arquivou a ação por entender que tratava de fatos anteriores ao mandato de Costa. O deputado era acusado de participar de esquema de desvio de recursos públicos destinado à construção de 1.120 casas populares.

Continua após a publicidade

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita