últimas notícias
Objetivo é minimizar o impacto da nova variante do coronavírus
Objetivo é minimizar o impacto da nova variante do coronavírus
Foto: CDC/Unsplash

Hospital das Clínicas investiga possíveis casos de reinfecção por coronavírus

Dois pacientes testaram positivo para a doença em dois períodos diferentes

O Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), investiga a possibilidade de que dois pacientes tenham sido reinfectados pela Covid-19.

De acordo com a instituição, os dois pacientes testaram positivo para a doença em dois períodos diferentes. No entanto, o hospital ressaltou que a reinfecção é uma “hipótese ainda pouco provável por não ter sido constatada em nenhum outro caso registrado pela literatura médica internacional”.

Em nota, o hospital revela que os resultados positivos podem ter relação com outro vírus em um momento em que havia fragmentos ou vírus inativos causadores da Covid-19.

Leia mais:

Os pacientes estão realizando outros exames para verificar a presença de outro vírus que possa ter causado o reaparecimento dos sintomas. O hospital não revelou informações dos pacientes ou sobre o estado de saúde deles.

Anticorpos

Os cientistas não conseguiram informar se há a possibilidade de se infectar mais de uma vez pela Covid-19.

No entanto, há cerca de um mês, uma pesquisa chinesa publicada na revista científica Nature Medicine mostrou que os níveis de anticorpos em recuperados diminuíram rapidamente em dois a três meses após a infecção.

O estudo avaliou 37 pacientes sintomáticos e 37 assintomáticos apresentaram anticorpos IgG. A porcentagem média de declínio foi de mais de 70% nos pacientes.

Comentários

Tops da Gazeta