Publicidade

X

CÃES, GATOS E OUTROS

Jack Pirata e outros velhinhos esperam por adoção na Prefeitura de SP

Cosap lançou o cartão Cuida Bem - Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício a qualquer animal adotado no local

Bruno Hoffmann

Publicado em 22/02/2021 às 11:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Jack Pirata é dócil e espera por uma família para chamar de sua há quase 10 anos / /Divulgação

Como forma de incentivar a adoção de cães e gatos idosos que vivem hoje no Centro Municipal de Adoção, a Cosap (Coordenadoria da Saúde e Proteção do Animal Doméstico) lançou neste ano o cartão Cuida Bem - Idoso, uma ferramenta criada para oferecer esperança a esta turminha especial com idade a partir de 8 anos.

Um exemplo é o cãozinho Jack Pirata (ele atende só por Jack também, se confiar em você), que chegou à Cosap em outubro de 2012, com aproximadamente dois anos de idade. Oito anos se passaram, mas ele ainda não encontrou uma família onde possa ser amado.

Saiba mais:

Jack é macho, sem raça definida e tem aproximadamente 20 quilos. Quando chegou a Cosap estava com um dos seus olhos muito machucado e acabou perdendo a visão de um lado. Nada que o atrapalhe. É um cão que gosta de petiscos, carinho e está pronto para ser um companheiro.

Por causa da sua idade, quem adotar o Jack ou qualquer dos outros 200 bichinhos à disposição receberá o cartão Cuida Bem – Idoso, que permitirá atendimento prioritário e vitalício dele em qualquer uma das unidades dos Hospitais Veterinários Públicos da cidade de São Paulo. A única obrigatoriedade é que o tutor resida na Capital e que a adoção seja realizada no Centro Municipal de Adoção.

Apesar de a maioria das famílias que procuram a Cosap terem preferência pelos filhotes, a coordenadora da Cosap, Analy Xavier, afirma que são muitas as vantagens de adotar um animal adulto.

“A gente já sabe o tamanho que ele vai ficar. É diferente de se adotar um bebezinho fofo, pela empolgação, e ele cresce muito. Não tem como controlar isso. Além disso você já conhece o temperamento, já sabe exatamente como ele é, isso para a adoção é muito importante, para que seja compatível o perfil do adotante com o perfil do animal”, explica.

Os animais adultos também fazem menos bagunça, destroem menos objetos, e são mais resistentes às doenças. “Fora a vantagem de você dar uma nova oportunidade para um animal que é negado e rejeitado, por já ser adulto. A forma como eles nos dá amor é tão gratificante, que eu diria que os adultos, e especialmente os mais velhos, são mais resilientes. É perceptível a retribuição e a gratidão que eles demonstram quando têm uma oportunidade com uma nova família”, disse Analy.

Processo de adoção
O processo para adotar o Jack Pirata e outros amigos continua na cidade. Por causa da pandemia da Covid-19, a visitação dos animais do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos foi suspensa. No entanto, a Cosap se adaptou para o período de isolamento social.

São mais de 200 animais (entre cães, gatos, cavalos e porcos) ainda esperam por uma família, muitos deles há mais de 10 anos. O processo de adoção é simples:

O primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156 (bit.ly/3pGLJIn). Ali se encontra o link que dará acesso a galeria de imagens e informações de alguns animais disponíveis para adoção.

Em seguida, basta preencher um formulário on-line descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. A equipe da Cosap irá avaliar as informações, com o objetivo de reduzir as chances de devolução dos animais. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue, com o agendamento da visita para que o futuro tutor conheça o seu novo amigo.

No dia agendado para interação e possível conclusão do processo, o tutor deverá providenciar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para gatos, além do pagamento de taxa administrativa de R$ 25,50 por animal adotado.

O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado à rua Santa Eulália, 86 – Portaria 2, no bairro de Santana, mas voltamos a dizer, enquanto a pandemia durar, o local receberá apenas essas visitas agendadas.

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter