Publicidade

X

399 ANOS

Memória: a história de São Miguel, o bairro mais antigo de São Paulo

Bairro cresceu ao redor da Capela de São Miguel Arcanjo e abrigou a primeira indústria química do Brasil

Gladys Magalhães

Publicado em 09/09/2021 às 16:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Fachada da capela de São Miguel Arcanjo em São Miguel Paulista / /Felix Lima/Folhapress

Com quase 400 mil moradores, segundo dados da Prefeitura de São Paulo, baseados em números de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, é tido como o mais antigo da Capital, comemorando 399 anos no final de setembro.

Sua fundação, contudo, é incerta, visto que as primeiras menções à região datam de 1560, quando ainda era denominada Aldeia de Ururaí. O nome teria sido dado por índios da etnia guaianaz, que habitavam a região, em referência ao rio Tietê.

Tal grupo de índios teria fugido da Vila de São Paulo de Piratininga e sido reencontrado por José de Anchieta, anos mais tarde. Após o reencontro, indígenas e jesuítas construíram uma capela, batizada de Capela dos Índios, que viria a se tornar a Capela de São Miguel Arcanjo, o templo religioso mais antigo do estado.

Macaque in the trees
A Capela de São Miguel Arcanjo tem importância vital para a história do bairro, pois foi a partir de sua conclusão, no ano de 1622, que o bairro começou a crescer - Reprodução/Facebook

Capela de São Miguel Arcanjo
A Capela de São Miguel Arcanjo tem importância vital para a história do bairro. Isso porque foi a partir de sua conclusão, no ano de 1622, que o bairro começou a crescer. Além disso, o aniversário da região comemora-se no dia 29 de setembro, o dia do arcanjo.

Tombada em 1938 pelo Iphan (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a capela está localizada na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, e é a única construção no município de São Paulo que, depois da reforma que sofreu no século 17, conserva-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão.

Leia Mais

Memória: Faria Lima, como surgiu o principal centro financeiro do Brasil

Memória: De Cruz das Almas a Vila Mariana, veja como surgiu o bairro

No que diz respeito à praça, ela leva o nome de uma importante figura religiosa da região, responsável pela fundação da nova igreja Matriz de São Miguel, no início da década de 1950, já que a Capela, não comportava o número de fiéis que costumavam frequentar as missas. Vale ressaltar que a praça também é conhecida como Praça do Forró, por ter sido palco de muitos shows do gênero nas últimas décadas.

Macaque in the trees
A Companhia Nitro Química Brasileira foi fundada em 11 de setembro de 1935 e atraiu muitos trabalhadores para a região - Divulgação

Companhia Nitro Química Brasileira
Outro local de extrema importância para o bairro de São Miguel foi a criação da Companhia Nitro Química Brasileira, em 1935. Fundada por José Ermírio de Moraes, ela foi a primeira indústria química moderna do Brasil e, segundo consta, sua implantação teria sido uma resposta de Moraes à liderança das Indústrias Matarazzo na produção de seda sintética.

De acordo com historiadores, o surgimento da empresa, que funciona até hoje, foi responsável por atrair muitos trabalhadores para a região, sobretudo nordestinos, da Bahia e de Pernambuco. Com menos de dez anos de funcionamento, ela já empregava cerca de 4 mil pessoas.

Macaque in the trees
Atualmente, a Capela de São Miguel Arcanjo é procurada para batizados e casamentos, além de abrigar um museu - Flávio Florido/Folhapress

Dias atuais
Atualmente, a região de São Miguel é conhecida por ser uma das mais populosas da cidade e por ter um forte comércio local.

A principal atração turística da região continua sendo a Capela de São Miguel Arcanjo, que desde 2011, conta com um museu, comporta cerca de 80 pessoas e é muito procurada para batizados e casamentos.

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter