X

PRÉ-CANDIDATO EM GUARULHOS

Elói Pietá se encontra com Lula pela primeira vez após deixar o PT

Esse foi o primeiro encontro entre ambos desde que Pietá decidiu deixar o PT para concorrer à Prefeitura de Guarulhos; ambos devem ter novo encontro em breve

Bruno Hoffmann

Publicado em 02/05/2024 às 12:35

Atualizado em 02/05/2024 às 15:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lula e Elói Pietá conversam durante ato de 1° de Maio / Divulgação

Pré-candidato à Prefeitura de Guarulhos, Elói Pietá (Solidariedade) conversou com o presidente Lula (PT) nesta quarta-feira durante o ato de 1º de Maio na Neo Química Arena, zona leste de São Paulo. Esse foi o primeiro encontro entre ambos desde que Pietá decidiu deixar o PT para concorrer à prefeitura da cidade da Grande São Paulo.

Segundo Pietá, que vai disputar o cargo pelo Solidariedade, a conversa com o presidente foi rápida, mas deve se repetir em Brasília em breve.

“Foi um diálogo rápido, em que coloquei que eu era candidato em Guarulhos, e isso ele já sabia. Também disse que estávamos em uma frente ampla que tem a Fran Corrêa, do MDB, como vice. Ficamos de ter um diálogo mais longo em Brasília”, revelou ele a esta coluna.

Oficialmente, Lula apoia o deputado federal Alencar Santana (PT) em Guarulhos. Pietá estava no partido desde a fundação, em 1980, mas decidiu abandonar a sigla em janeiro por ter sido preterido pelo parlamentar para as eleições municipais deste ano.

Ele destacou, porém, que continua a ser um apoiador do petista. “Sou do Solidariedade, que é um partido que faz parte da base de apoio com o governo Lula”

Frente ampla

Pietá, que lidera as principais pesquisas na cidade, também disse que montou uma “frente ampla” em Guarulhos, com a participação do Solidariedade, MDB, União Brasil e Rede Sustentabilidade. Também garantiu que tem apoio de parte do PDT, do PSB, do PSOL, do PSD e do próprio PT.

“A Fran Corrêa tem bom diálogo com o governo do Estado, e eu tenho com o governo federal. É importantíssimo para atrair investimentos para a cidade, como o Rodoanel, o Metrô e a extensão do trem para os bairros da cidade, além dos acessos às [rodovias] Ayrton Senna e Dutra”, afirmou ele.

“Também tem a área da educação, o instituto federal, a universidade federal, a Etec,  aFatec, as escolas estaduais. Teremos uma penetração no governo federal e no estadual que será muito importante para Guarulhos”, completou.

Pietá na liderança

Pesquisa Ipec divulgada em janeiro mostraque Pietá, ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-prefeito de Guarulhos por duas vezes (2001-2004 e 2005-2008), lidera a preferência eleitoral na cidade nos dois cenários apresentados.

Já Santana está na quarta colocação no primeiro cenário e na sexta em outro. Nesse segundo cenário aparece atrás de Pietá, Lucas Sanches (PL), Jorge Wilson (Republicanos), Márcio Nakashima (PDT) e Thiago Surfista (PSD).

Pietá era filiado ao PT desde 1980 e deixou o partido em janeiro, após não ter concordado com a forma que Santana foi escolhido pelo diretório municipal da sigla. Segundo ele, o estatuto petista determina que a escolha dos pré-candidatos seja feita pelo voto de todos os filiados no município.

Ao sair do PT, ele revelou que será pré-candidato no município em “uma frente ampla de partidos”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Seu Dinheiro

Confira o resultado da Quina no concurso 6484, nesta quinta

O prêmio é de R$ 29.000.000,00

Seu Dinheiro

Confira o resultado da Mega-Sena no concurso 2750, nesta quinta

O prêmio é de R$ 47.000.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter